No Brasil, frente fria mais intensa faz temperaturas caírem no Sudeste e Região Sul registrar neve e geada

Árvore congelada em São Joaquim (SC) (Divulgação/Mycchel Legnaghi)
Com informações do Infoglobo

RIO DE JANEIRO – A frente fria mais intensa desse inverno derrubou as temperaturas em diversos Estados nessa sexta-feira, 19. No Sul, houve registro de neve e geadas, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Já no Rio de Janeiro e em São Paulo, o frio deve bater o recorde do ano.

A previsão é que sábado, 20, seja o dia mais frio de 2022 na cidade do Rio, com 19°C de temperatura máxima. Em São Paulo, a mínima deve ficar entre 7 e 8°C , perto do recorde de 6,3°C de maio.

“É a frente fria mais intensa do inverno, até agora. Só está, ainda, em fase de comparação com as frentes de maio e junho para saber se é a mais forte de todo o ano”, explicou Wanderson Luiz Silva, meteorologista da UFRJ. “No decorrer deste fim de semana, ainda vai fazer bastante frio. Ao longo da próxima semana, as temperaturas já começam a se elevar, gradativamente.

PUBLICIDADE
Cidade do Rio tem registros de ventos fortes no início da manhã desta sexta-feira, reflexo da chegada de frente fria — Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo
Cidade do Rio de Janeiro tem registros de ventos fortes, no início da manhã desta sexta-feira, 19, reflexo da chegada de frente fria (Fabiano Rocha/Agência O Globo)

Neve no Sul

Apesar de atingir mais fortemente o Sul e o Sudeste, a frente fria também afetou o Centro-Oeste e até parte do Norte do País, como o Acre. Mas foi em Santa Catarina onde o fenômeno atingiu seu ápice, com registro de flocos de neve em quatro cidades: Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e São Joaquim. Ao todo, foram 28 cidades com temperaturas negativas no Estado, entre a quinta e a sexta-feira. Em Urupema, a sensação térmica chegou a 25°C negativos.

Nessas cidades, porém, o frio não assusta os visitantes. Pelo contrário, turistas chegaram em massa para acompanhar a neve. No sábado, há previsão de recorde de temperaturas negativas no ano, com registros de até 10°C negativos.

“As cidades estão lotadas já para o final de semana, por causa da previsão de neve. Amanhã (sábado), vai ser o dia mais frio do ano, afirma o fotógrafo Mycchel Legnaghi, o famoso “caçador de geadas” de São Joaquim. Por enquanto, houve chuva congelada e resquícios de neve. Como choveu pouco, os flocos de neve ficaram pequenos, mas as gotículas de chuva no solo ficaram, totalmente, congeladas, não era nem geada, foi congelamento mesmo. E os lagos congelaram também.

Água congelou na cidade de São Joaquim, incluindo nas árvores do centro da cidade — Foto: Divulgação / Mycchel Legnaghi
A água congelou na cidade de São Joaquim, inclusive, nas árvores do centro da cidade (Divulgação/Mycchel Legnaghi)

No Centro de São Joaquim, as árvores ficaram com seus galhos congelados como se fossem esculturas de gelo. No Rio Grande do Sul, também houve registros de temperaturas negativas e de geadas. Na costa do País, junto ao frio, há alertas de ressacas e formação de ciclones extratropicais.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.