Novos protestos em Mianmar deixam mais de 90 mortos


27 de março de 2021
Novos protestos em Mianmar deixam mais de 90 mortos
Um dos dias mais violentos dos protestos acontece no Dia das Forças Armadas no País (Reprodução/Reuters)

Com informações do G1

MANAUS – As forças de segurança mataram mais de 90 pessoas durante protestos em Mianmar, neste sábado, 27, segundo a agência de notícias Reuters. Os manifestantes têm sido reprimidos com grande violência durante os protestos por democracia, que acontecem desde o golpe militar, em 1º fevereiro.

Um dos dias mais violentos dos protestos acontece no Dia das Forças Armadas no País. Durante um desfile na capital Naypyitaw, o chefe militar Min Aung Hlaing disse que os militares protegem o povo e lutam pela democracia.

Nessa sexta-feira, 26, a junta militar que assumiu o poder após o golpe anunciou na TV estatal que os manifestantes corriam o risco de serem “baleados na cabeça e pelas costas”, caso desafiassem as ordens de não realizarem protestos neste sábado.

Apesar da ameaça, ativistas antigolpe convocaram os atos de protesto neste sábado. Um menino de 5 anos está entre os 29 mortos na cidade de Mandalay, segundo o jornal local Mianmar Now. Também há mortos na região central de Sagaing, em Lashio, na região de Bago, e em outros lugares.

Segundo ONGs, mais de 300 pessoas já morreram na repressão aos protestos, incluindo uma menina de 7 anos. Esse número não abrange os mortos deste sábado. O governo também tem cortado o acesso à internet, censurado veículos de comunicação e bloqueado redes sociais para tentar conter os protestos.

Denúncia ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) e observadores denunciaram a repressão militar em Mianmar neste sábado. “Estamos recebendo informações sobre dezenas de mortos, incluindo crianças, centenas de feridos em 40 localidades e detenções em massa”, escreveu no Twitter o Alto Comissariado da organização para os Direitos Humanos, que alertou para uma “violência impactante”.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.