Após ataque hacker, OAB pede que ministra Rosa Weber prorrogue prazos de processos


29 de março de 2023
Após ataque hacker, OAB pede que ministra Rosa Weber prorrogue prazos de processos
Fachada Conselho Federal da OAB — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sofreu um ataque hacker no domingo, 26, e a tentativa de invasão no sistema da organização nacional tem impactado no andamento de processos. A entidade solicitou à ministra presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rosa Weber, prorrogação de prazos com vencimento entre segunda-feira, 27, e sexta-feira, 31. O documento foi assinado pelo presidente da OAB, José Alberto Simonetti.

A tentativa de ataque hacker ocorreu por meio de um software que inviabilizou o acesso aos bancos de dados e sistemas informatizados do Conselho Federal da OAB. Como medida de segurança, todas as páginas, sistemas e banco de dados mantidos pelo Conselho foram retirados do ar para evitar o vazamento de informações, o que prejudicou o acesso de advogados ao sistema.

Leia também: Justiça volta a suspender instalação de medidores aéreos de energia em Manaus

A OAB explicou, ainda, que um dos sistemas suspensos temporariamente foi o Cadastro Nacional de Advogados (CNA), banco de dados disponibilizado mediante convênio de cooperação técnica a diversos Tribunais pátrios, que valida o cadastramento e o acesso de advogados a peticionamentos.

Com a suspensão do referido cadastro — destaque-se, como medida de segurança para fazer face à ameaça cibernética — o acesso de milhares de advogados para fins de cadastramento e peticionamento em sistemas eletrônicos de processo foi severamente prejudicado, senão inviabilizado, inclusive com a impossibilidade de atendimento a prazos judiciais“, consta no documento.

A presidente do STF, Rosa Weber, durante o evento “O Olhar Delas”. (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Reestabelecimento

O documento pede a prorrogação dos prazos até a próxima segunda-feira, 3. Ainda de acordo com a Ordem, esse é o prazo estimado, pela equipe técnica, para a aplicação das medidas de segurança e retomada de acesso aos bancos de dados e sistemas informatizados. A solicitação quer evitar situações que gerem insegurança jurídica.

Destaque-se que a medida ora solicitada tem a finalidade de assegurar a uniformidade do entendimento pelos diversos órgãos do Poder Judiciário nacional, conforme competência constitucionalmente atribuída a esse Conselho no art. 103-B, § 4º, da CF, evitando-se situações que gerem insegurança jurídica, sobretudo em prejuízo ao jurisdicionado“, acrescenta ainda.

A REVISTA CENARIUM questionou o CNJ se a prorrogação foi autorizada pela ministra Rosa Weber, e aguarda retorno.

Leia também: Saiba como funciona o governo comunista para não falar besteira na internet

Veja o documento na íntegra:

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.