Oito aeroportos no interior do AM podem ser beneficiados com concessão privada


29 de setembro de 2021
Oito aeroportos no interior do AM podem ser beneficiados com concessão privada
Aeroportos do interior do Amazonas poderão receber investimentos por meio de parcerias público-privadas (Reprodução/Internet)
Cassandra Castro – Da Cenarium

BRASÍLIA – Oito municípios do interior do Amazonas podem ser beneficiados com investimentos da iniciativa privada em parceria com o Poder Público, na chamada concessão patrocinada. Parintins, Coari, Eirunepé, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Maués, Lábrea e Carauari foram incluídas em uma proposta do deputado federal Delegado Pablo (PSL-AM), durante reunião da Comissão de Viação e Transporte da Câmara Federal.

Segundo o Projeto de Lei (PL) nº 2.026/21, a União fica autorizada a realizar parceria público-privada por meio de licitação para atender os aeroportos do interior do Estado. “Alguns de nossos aeroportos passam por situação de calamidade. Eles não conseguem funcionar de modo operacional devido à falta de investimentos’’, afirmou o parlamentar.

A medida pode impulsionar consideravelmente o setor do turismo no Amazonas (Arne Dedert/Internet)

Necessidade

Para o economista e professor universitário Orígenes Martins Júnior, a iniciativa é inteiramente favorável, assim como a privatização de setores que exigem níveis altos de investimento e gestão. “O caso dos aeroportos de cidades do interior do Amazonas é típico dessa necessidade”, comenta inicialmente.

“Com o investimento das parcerias, a estrutura dos aeroportos vai se modernizar e certamente gerar fluxo de passageiros e cargas, tornando o projeto viável”, destacou o economista. Na opinião de Orígenes Júnior, esta modalidade de investimento vai impulsionar consideravelmente o setor do turismo no Amazonas.

A PL propõe melhorias na estrutura viária do interior do Amazonas (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Inclusão

Na justificativa do projeto, o deputado relembra que o governo federal editou a Medida Provisória (MP) 1.024/20, que garante a contratação de parceria pública privada para alguns aeroportos do Amazonas, mas a proposta que envolve os oito municípios não foi acolhida na MP 1.024, por isso foi necessária a criação do Projeto de Lei.

“A concessão patrocinada permitirá investimentos indispensáveis à gestão, modernização e manutenção dos pequenos aeroportos regionais. Hoje, esses investimentos recaem sobre as prefeituras”, argumentou o deputado.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.