Operação apreende R$ 51 milhões em ‘supermaconha’ no interior do Pará

No total, a equipe policial apreendeu aproximadamente 850 tabletes da super maconha. (Rodrigo Pinheiro/Agência Pará)
Daleth Oliveira – Da Revista Cenarium Amazônia

BELÉM (PA) – Cerca de uma tonelada da droga conhecida como “supermaconha” foi apreendida em uma embarcação no Rio Aturiá, em Breves, no arquipélago do Marajó (PA), no último sábado, 2. A carga foi avaliada em, aproximadamente, R$ 51 milhões.

A operação foi realizada por agentes de segurança da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Grupamento Fluvial de Segurança Pública, Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros Militar, operando na Base Fluvial Antônio Lemos, às margens do Rio Tajapuru.

Tudo começou após uma lancha rápida, com quatro ocupantes, ser detectada circulando próximo à base fluvial. Ao ser identificada no radar da equipe de observação, uma ordem de parada foi emitida, mas os ocupantes fugiram em alta velocidade. Para dar apoio, uma equipe policial realizou uma incursão fluvial a bordo de uma embarcação blindada.

PUBLICIDADE

A Segup informou que os suspeitos, ao perceberem a presença da equipe policial, abriram fogo contra os agentes de segurança, abandonando a embarcação que transportava a supermaconha às margens de uma mata e escaparam por terra.

Supermaconha vinha da Colômbia

No total, a equipe policial apreendeu, aproximadamente, 850 tabletes da supermaconha. Informações preliminares da Segup dão conta que a carga ilícita estava sendo transportada da Colômbia, entretanto, investigações em andamento irão determinar a rota exata da droga.

A droga e a embarcação dos traficantes foram apreendidas e levadas à base fluvial para procedimentos legais e início das investigações.

Droga foi levada à capital paraense (Rodrigo Pinheiro/Agência Pará)

Equipes especializadas, incluindo o Batalhão de Operações de Especiais e o Grupo Especializado de Patrulha em Áreas Rurais, foram deslocadas para a região no domingo, 3, para reforçar a segurança local e auxiliar na busca pelos suspeitos que fugiram para a mata. A operação para localizá-los continua em andamento.

A droga apreendida será encaminhada a Belém (PA) por meio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e entregue à Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil para os procedimentos legais, incluindo perícia e, após autorização judicial, a incineração do entorpecente, conforme afirmou o delegado Fausto Bulcão, titular da Denarc.

Nona apreensão do Marajó

Somente na região do Marajó, essa é a nona apreensão de drogas neste ano, sendo a segunda maior do ano em todo o Estado, ao totalizar uma tonelada.

A primeira maior foi realizada no mês de janeiro desse ano pela Polícia Civil, ao apreender 1,5 toneladas no Rio Amazonas, em Óbidos.

De acordo com a Segup, as apreensões realizadas pelas forças de segurança de forma individual ou integrada, já ultrapassam seis toneladas de janeiro a agosto de 2023.

Editado por Jefferson Ramos
Revisão por Gustavo Gilona
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.