Operação contra madeireiros é deflagrada no Pará; Ibama e Polícia Federal atuam na ação
19 de janeiro de 2023

Ívina Garcia – Da Revista Cenarium*
MANAUS – Na manhã desta quinta-feira, 19, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Federal (PF) iniciam operações contra madeireiros em reserva indígena próximo a Uruará, no sudoeste paraense.
Conforme informações da Reuters, satélites flagraram a ação de fazendeiros e madeireiros trabalhando na extração ilegal de madeira em uma reserva indígena. Ao menos 20 agentes trabalham na ação, que saiu da base no município de Uruará até o local do desmate.

A ação é a primeira contra o desmatamento ilegal no Pará, durante o novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que havia prometido ações mais duras contra a destruição florestal. O Pará foi líder de desmatamento entre agosto a dezembro de 2022, com 1.894 quilômetros de área desmatada, segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados no mês de janeiro.
Além dessa, o Ibama também realizou outras operações no Acre e em Roraima, conforme informações da coordenadora da agência ambiental Tatiane Leite. A operação conterá o avanço de madeireiros em novos desmatamentos em áreas ainda não exploradas e multará aqueles que forem encontrados com madeira ilegal.
Pará no centro das discussões ambientais
Na semana passada, Lula anunciou a cidade de Belém como concorrente pelo Brasil para receber a COP30 (Conferência das Partes), das Nações Unidas pelo Clima. O evento está marcado para acontecer em 2025.

Leia também: Na véspera de aniversário, Belém é escolhida como sede para COP30, caso ONU decida realizar evento no Brasil
A aproximação do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), com o governo federal coloca o Estado em evidência. Além de ser presidente do Consórcio da Amazônia Legal, o emedebista tem articulações no Senado, com o pai Jader Barbalho, e no Ministério das Cidades, liderado pelo irmão, Jader FIlho.
(*) Com informações da Reuters