Na véspera de aniversário, Belém é escolhida como sede para COP30, caso ONU decida realizar evento no Brasil

Presidente Lula e o governador do Pará, Helder Barbalho (Reprodução/Twitter)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – Na véspera do aniversário de 407 anos da capital do Estado do Pará, Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira, 11, a cidade como representante do Brasil para ser escolhida como sede da Conferência das Partes (COP) a ser realizada em 2025.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Lula aparece ao lado do governador do Estado, Helder Barbalho (MDB), anunciando a formalização da indicação da cidade para o evento. “O Itamaraty formalizou Belém como cidade que está disputando a candidatura para realizar a COP30, afirmou Lula.

O presidente lembrou que durante a conferência em Sharm El Sheikh, no Egito, havia assumido o compromisso de tornar o Brasil sede da Conferência das Nações Unidas pelo Clima, e que o evento fosse realizado majoritariamente em uma cidade amazônica.

PUBLICIDADE

Durante a passagem pela confederação, Helder e Lula estiveram juntos, e o governador do Pará fez a entrega da carta assinada pelos Governadores da Amazônia Legal sobre os desafios ambientais da região. “Fiquei feliz quando nosso ministro Mauro Vieira formalizou ao Governo do Helder. Quero que a gente esteja lá para fazer uma bela COP“, disse Lula a Helder.

Veja vídeo:

O governador do Pará, que também é presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento da Amazônia Legal (CAL), agradeceu a escolha e ressaltou a importância do evento. “Quero agradecer o gesto do Governo Federal, a importância e a dimensão de que o Brasil deve trazer essa discussão que é o maior evento climático do planeta”, disse.

Belém, no Estado do Pará, estará de portas abertas para debater a Amazônia, para discutir o clima no mundo e encontrar soluções e agradeço o gesto do governo federal, para com Belém, para com o Pará e com a Amazônia”, concluiu Helder.

Aproximação

Helder e Lula são companheiros e apoiadores de longa data. Em 2022, Helder fez palanque para o petista no Pará, onde Lula garantiu 2.509.084 (54,75%) votos nas eleições. O governador do Pará tem ganhado destaque na defesa das pautas ambientais, com o apoio do irmão Jader Filho, atual Ministro das Cidades, e do pai, senador Jader Barbalho.

Nos últimos dias, após o ataque aos Três Poderes, Helder fez o discurso de abertura na reunião geral com os 27 governadores do Brasil e defendeu a democracia. “Estamos aqui não para defender ideias ou pensamentos de esquerda, ou de direita, mas sobretudo para que possamos defender a democracia do nosso país, de uma gravidade absolutamente extrema”, disse.

Helder Barbalho durante encontro de governadores com o presidente Lula e autoridades dos Três Poderes (Ricardo Stuckert/Divulgação)

Além de Helder Barbalho, os seguintes governadores dos Estados do Consórcio Amazônia Legal participaram do encontro com o presidente Lula: Wilson Lima (Amazonas), Antônio Denarium (Rondônia), Wanderlei Barbosa (Tocantins), Carlos Brandão (Maranhão), Clécio Luis Vilhena Vieira (Amapá) e Otaviano Pimenta, governador em exercício de Mato Grosso, juntamente com representantes dos governadores do Acre e Rondônia.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.