Helder Barbalho é reeleito governador do Estado do Pará no 1° turno com 70% dos votos válidos

Helder Barbalho (MDB) vence a reeleição para o governo do Estado do Pará com mais de 70% dos votos válidos (Reprodução/Redes Sociais)
Fernandrea Costa – Da Revista Cenarium

BELÉM (PA) – Confirmando o resultado das pesquisas, o candidato à reeleição para o cargo de governador, Helder Barbalho (MDB) vence com folga a disputa no Estado do Pará. Com 70,41% dos votos válidos, Helder continua na cadeira de governador. Ele disputou com mais sete candidatos, tendo o segundo colocado, Zequinha Marinho (PL), que totalizou 27,13% dos votos.

Helder Barbalho é paraense e tem 43 anos. É formado em administração pela Universidade da Amazônia (Unama), em Belém, e pós-graduado na Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. Nasceu em uma família de políticos, filho do senador Jader Barbalho (MDB) e Elcione Barbalho, deputada federal (MDB).

Helder Barbalho (MDB) vence reeleição para o governo do Pará, com mais de 70% dos votos válidos (Reprodução/Redes Sociais)

Helder foi vereador de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, no ano 2000. Após dois anos no cargo de vereador, o emedebista arriscou a vaga de deputado estadual e foi eleito o mais votado no ano de 2002. Em 2004, conquistou a vaga de prefeito de Ananindeua onde permaneceu por dois mandatos. Em 2014, tentava pela primeira vez o cargo de governador do Pará, sendo derrotado por Simão Jatene (PSD).
Após a derrota de 2014, Helder volta a se candidatar para o Governo do Estado, em 2018, onde conseguiu se eleger derrotando Marcio Miranda (PSDB).

PUBLICIDADE

Após assumir o governo, em 2018, Helder vinha numa crescente, nos últimos quatro anos, apontando uma reeleição ao cargo de governador.

As últimas pesquisas mostravam a vantagem de Helder Barbalho sobre os demais candidatos. No levantamento de intenção de voto, divulgado no dia 2 de setembro, Helder obteve 77% dos votos válidos; Zequinha Marinho, 15%. Na pesquisa do dia 24 de setembro, Helder obteve 77% dos votos válidos, e Zequinha Marinho, 18%. Na terceira e última pesquisa antes do primeiro turno, no dia 30 de setembro, Helder apresentou 76% dos votos válidos e Zequinha Marinho, 19%. Todas as pesquisas foram disponibilizadas para o Tribunal Regional Eleitoral do Pará.

Com baixa rejeição do povo paraense, Helder Barbalho é considerado um bom governador e reuniu milhares de pessoas, durante toda sua campanha eleitoral, com promessas de continuar lutando pelo crescimento do Estado.

Mesmo antes de terminar a contagem dos votos, por volta de 19h30 da noite de domingo, 2, a população já lotava as ruas da capital paraense em comemoração à vitória. José Carlos, morador de Belém, fez questão de ir com toda a família comemorar a vitória que já era esperada por ele.

“Com toda certeza, o atual governador, agora reeleito, simplesmente, é um homem de trabalho, um homem de personalidade e, com todo respeito, ninguém poderia derrotá-lo. Ele tem feito um trabalho excepcional em todo o Estado”, disse o morador de Belém.

José Carlos foi com toda a família comemorar a vitória de Helder Barbalho (MDB-PA) (Reprodução/Redes Sociais)

Assim como José, Eliane Martins, que reside na cidade, também fez questão de ir à festa de comemoração para dar um abraço no governador. “Eu sempre acreditei na vitória dele, não tem como falar que ele não fez nada pelo Estado, ele é o melhor e tinha que continuar. Ele esteve presente no momento da pandemia, sendo um homem de coragem e ajudando a salvar muitas vidas. Ele diminuiu a criminalidade, gerou muitas oportunidades para os jovens, na criação das usinas da paz, nos bairros mais perigosos. Ele é o melhor e tinha que continuar”, disse.

População comemorando a vitória junto do governador Helder Barbalho (MDB-PA) (Reprodução/Redes Sociais)

Helder Barbalho comemorou a vitória ao lado de sua família e de seus eleitores, na Avenida Doca de Sousa Franco, e disse: “Nem no melhor dos meus sonhos eu podia imaginar esse momento junto com vocês”, disse o político. Helder ainda afirmou que, pela primeira vez na história do Pará, um governador é eleito no 1° turno e disse ainda que sente orgulho de ter sido eleito o governador mais votado do Brasil.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.