Governador do Pará, Helder Barbalho assume consórcio em defesa da Amazônia Legal

Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) toma posse como presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (Divulgação)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), assumiu nesta quarta-feira, 4, a presidência do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Barbalho defendeu a preservação da floresta tropical, sem esquecer de discutir soluções para os quase 30 milhões de habitantes da região e o potencial amazônico para geração de emprego e renda.

O Consórcio é formada pelos nove Estados que compõem a região: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A cerimônia contou com a presença do ministro da Integração Regional, o ex-governador do Amapá Waldez Góes.

Leia também: Meio ambiente, fome e educação: desafios para segundo mandato de Helder Barbalho no Pará

PUBLICIDADE
Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) toma posse como presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (Divulgação)

“É fundamental que nós possamos discutir o desenvolvimento regional, o modelo de desenvolvimento local, oportunidades para geração de emprego, de renda, oportunidades de diminuição dos abismos sociais que ainda existem em nossa região, como a baixíssima cobertura de termas essenciais para a vida das pessoas, como acesso a saneamento“, disse ele.

Barbalho também citou que o investimento de ciência e tecnologia na Amazônia é essencial para o desenvolvimento sustentável da região, respeitando a floresta viva e os saberes ancestrais.

O investimento em ciência, tecnologia e inovação permitirá que a floresta viva possa cumprir com a sua missão de bioeconomia, de um novo vetor econômico, por conseguinte, que nós possamos fazer da floresta vire uma nova commodities global, em que a captura do carbono possa ser regulada, precificada, monetizada e consequentemente um ativo novo para geração de emprego e renda na floresta“, disse.

Presidência

Os governadores da Amazônia Legal estiveram presentes na posse de Helder Barbalho como presidente do Conselho da Amazônia (Divulgação)

Helder Barbalho foi eleito presidente do consórcio em dezembro do ano passado, sucedendo o governador Waldez Góes, que esteve no comando desde fevereiro de 2022. O mandato do governador do Pará terá duração de um ano.

Em novembro deste ano, Barbalho foi o representante do Consórcio, na COP27, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para mudanças climáticas em Sharm el-Sheikh, no Egito.

Helder entregou ao presidente Lula (PT) uma carta de compromisso comum de transição climática para Amazônia. No evento, Helder propôs que a COP30, marcada para 2025, seja realizada em algum Estado da Amazônia.

Durante sua posse, ele lançou Plano de Bioeconomia do Pará, que deve gerar receita de R$ 129 bilhões até 2040.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.