Operação Estiagem 2: Prefeitura de Manaus anuncia nova ajuda humanitária a comunidades
13 de novembro de 2023

Da Revista Cenarium Amazônia
MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, na manhã de segunda-feira, 13, o início da segunda fase da operação “Estiagem”, que nesta etapa conta com o repasse, pelo governo federal, de R$ 3,6 milhões, via Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Os trabalhos serão capitaneados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec). As informações foram repassadas durante coletiva de imprensa realizada às 9h, no Porto Privatizado de Manaus, zona Sul da cidade.

A partir do recurso, a Prefeitura de Manaus levará assistência a 81 comunidades ribeirinhas da capital, severamente afetadas pela estiagem histórica. A segunda fase da ação humanitária irá garantir 143 toneladas de alimentos em cestas básicas (8.406 unidades), 576.800 litros de água potável e 75.500 litros de combustíveis, entre diesel e gasolina.
No cronograma da Sepdec, 854 famílias, residentes em 16 comunidades às margens do rio Negro, receberão o benefício ainda nesta semana, nos primeiros dias dessa segunda fase da operação. Dentre elas, Nova Esperança do Apuaú, Santa Isabel do Acariquara, Coração de Maria, Maravilha e Nova Esperança do Cuieiras.