Pandemia entra na lista de critérios sobre gastos no fim de ano


01 de dezembro de 2021
Pandemia entra na lista de critérios sobre gastos no fim de ano
Gastos com o 13º salário deverão ser utilizados com inteligência pelos consumidores. (Reprodução/ Internet)

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Com a chegada do fim de ano, a economia doméstica vira tema obrigatório, principalmente entre as famílias que chegam ao mês de dezembro com dívidas como a maior preocupação. Em conversa exclusiva com a CENARIUM, a vice-presidente do Conselho Federal de Economia, Denise Kassama, alertou para os gastos feitos com o 13º salário, diante das festas de fim de ano e com o planejamento para o ano que vai começar.

De acordo com Denise, agora, mais do que nunca, prudência é a palavra de ordem para as comemorações. “A pandemia sinaliza que está indo embora, mas a crise econômica ainda vai ficar por aí. Fazer compras para o Natal sempre é tentador, aproveitar o 13º para comprar uma TV ou reformar a casa também”, explicou.

Gastos com o 13º salário devem ser voltados à organização financeira. (Reprodução/ Internet)

A economista relata que por mais que tenha apanhado com a crise, sempre tem alguém propenso a consumir e do ponto de vista macroeconômico é importante também. “O Natal é uma data importante para o comércio. Gera empregos e mobiliza a indústria, o problema são os excessos”, destacou.

Kassama alerta afirmando que não é o momento apropriado para criar novas dívidas, achando que, em breve, as coisas vão melhorar. “Cabe, portanto, cada um analisar seu orçamento pessoal e, assim, dimensionar a sua capacidade de gastos. Eu, particularmente, estou no grupo das pessoas que vão pagar as dívidas e buscar alternativas mais rentáveis para comprar os presentes de Natal”, disse.

Denise Kassama, vice-presidente do Conselho Federal de Economia, pede cautela nos gastos do fim de ano. (Foto: Divulgação)

Consumo

De acordo com a pesquisa “Consumer Insights for the 2021 Holiday Shopping Season Survey” (Insights do consumidor para a pesquisa da temporada de compras de fim de ano de 2021) da empresa Outbrain consumidores entre 18 e 35 anos são mais propensos a aumentar o orçamento neste período de fim de ano e os consumidores com mais de 56 anos têm mais probabilidade de manter a tradição de consumir um pouco mais nesse período festivo.

Itens que incentivam a compra

No mundo, 52% dos consumidores destacam que a velocidade de entrega atua como um dos principais fatores durante a decisão na hora de comprar algum produto. Em seguida, o valor do frete, com desconto ou grátis, chegando a 38%. Valores de marca, acessibilidade e disponibilidade da marca também seguem entre os requisitos para adquirir um produto, principalmente no período de fim de ano.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.