Papa emérito Bento 16 é velado no Vaticano e ficará exposto à visitação até quinta-feira

(Michael Kappeler/Reprodução)
Da Revista Cenarium*

VATICANO – O velório do papa emérito Bento 16 começou na manhã desta segunda-feira, 2, com uma longa fila de pessoas à espera de entrar na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para homenagear o alemão, morto no último sábado, 31, aos 95 anos.

O corpo ficará exposto por três dias, até o fim da quarta-feira, 4. O funeral será celebrado pelo papa Francisco na quinta-feira, 5.

Segundo a polícia do Vaticano, 65 mil pessoas, entre fiéis e curiosos, passaram pela basílica neste primeiro dia de abertura do local ao público. A fila foi organizada na praça São Pedro, onde foi montado um esquema de controle com detectores de metal.

PUBLICIDADE
Fiéis em fila na parte externa da Basílica de São Pedro para o velório de Bento 16, no Vaticano
Fiéis em fila na parte externa da Basílica de São Pedro para o velório de Bento 16, no Vaticano (Guglielmo Mangiapane/Reuters)

Órgãos de segurança da capital italiana estimam que 35 mil pessoas podem passar pela região por dia. Para o funeral, a estimativa é de até 60 mil pessoas.

O volume é bastante inferior ao público que participou das cerimônias de despedida do papa João Paulo 2°, em 2005, quando mais de 3 milhões de pessoas marcaram presença nos cinco dias de velório e funeral.

O corpo de Bento 16 chegou à basílica por volta das 7h (3h, no horário de Brasília) desta segunda, transportado do mosteiro Mater Ecclesiae, nos jardins do Vaticano, onde o religioso vivia desde que renunciou ao papado, em 2013.

Joseph Ratzinger está vestido com os adereços litúrgicos de cor vermelha e o chapéu mitral, mas sem o pálio, a faixa de lã branca usada por um papa sobre os ombros. Nas mãos, segura um terço.

Antes da abertura da basílica ao público, às 9h do horário local, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e a primeira-ministra Giorgia Meloni estiveram no velório.

Na manhã de quinta, a missa que será celebrada pelo papa Francisco é considerada inédita por ser a primeira vez que um papa realiza o funeral de seu antecessor. O evento, aberto ao público, acontecerá na praça em frente à basílica, onde já está sendo montado o altar. Autoridades internacionais são aguardadas para o evento, como o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier.

Em seguida, Bento 16 será enterrado, a seu pedido, na cripta da basílica, onde já esteve o túmulo de João Paulo 2° – após sua beatificação, em 2011, o corpo foi transferido para uma capela do complexo.

(*) Com informações da Folhapress
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.