Parlamentares do AM aprovam veto de governador Wilson Lima ao projeto da ‘Lei do Gás’


13 de agosto de 2020
Parlamentares do AM aprovam veto de governador Wilson Lima ao projeto da ‘Lei do Gás’
Veto do governador do Amazonas considera inconstitucional o projeto de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Josué Neto (Reprodução)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Por 15 votos favoráveis a 6 contrários, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM) mantiveram, nesta quinta-feira, 13, o veto do governador Wilson Lima (PSC) ao Projeto de Lei nº 153/2020, de autoria do presidente da Casa, deputado Josué Neto (PRTB), que regulamenta o mercado de gás no Estado.

Para o governador, que se baseia em um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE/AM), o projeto é inconstitucional por apresentar vícios, pois compete à União legislar sobre jazidas, minas e outros recursos minerais. Um novo projeto deve ser enviado pelo Governo do Amazonas para que a Assembleia analise e/ou aprove.

A deputada da base governista, Joana Darc (PL), que diz ser contra o monopólio do gás natural, defendeu que um “projeto dessa magnitude, de total relevância para o Estado do Amazonas”, precisa ser amplamente debatido. Segundo a parlamentar, o projeto tramitou na Casa Legislativa sem ser discutido, motivo pelo qual ela disse ter se abstido de votar.

“Sou a favor da reabertura do mercado de gás e que a gente quebre o monopólio, não podemos deixar passar nenhuma entrelinha desse projeto que beneficie os empresários. A propositura do Estado do Amazonas é para abertura de gás”, pontuou.

O deputado da oposição Wilker Barreto (Podemos) defendeu que a ALE/AM é uma Casa de Lei e não de méritos, e a discussão é importante. “Voto sim por entender que um projeto de grande envergadura sobre esse não pode ter duvida jurídica”, disse.

De acordo com o deputado relator da matéria, Sinésio Campos (PT), por outro lado, muitas matérias governamentais não são discutidas com profundidade. Para ele, o projeto de lei que a Casa aprovou, passou por todos os tramites legais e por isso votou contra o veto do governador.

“Quando fui indicado para ser o representante da ALE no que diz respeito de uma nova mensagem da lei do gás, eu fiz o meu papel. A contribuição da PGE que argumentou que tinha vício de iniciativa, todas essas questões nós levamos em consideração. E mais, colocamos o gás canalizado, que não estava na lei”, pontou.

Para o autor do projeto, o deputado Josué Neto (PRTB), a quebra do monopólio do gás é o movimento mais importante desde a Zona Franca de Manaus foi criada. Ele pediu para que os parlamentarem passem a cobrar do governador encaminhe a lei o mais rápido possível.

“Não há nada mais importante do que esta lei. Este projeto de lei que foi apresentado nesta Casa e que hoje a grande maioria da população do Amazonas já conhece”, disse

Veja os votos pela manutenção do veto:

Adjuto Afonso (PDT) – sim
Alessandra Campello (PDT) – sim
Álvado Campelo (Progressistas)- sim
Augusto Ferraz (DEM) – sim
Cabo Maciel (PL) – sim
Carlinhos Bessa (PV) – Sim
Felipe Souza (Patriotas) – sim
Dr. Gomes (PSC) – sim
Joana Darc (PL) – sim
João Luiz (Republicanos) – sim
Mayara Pinheiro (Progressistas) – sim
Roberto Cidade (PV) – sim
Saulo Vianna (PTB) – sim
Wilker Barreto (Podemos) – sim
Terezinha Ruiz (PSDB) – sim

Contra

Delegado Péricles (PSL) – não
Fausto Júnior (PRTB) – não
Josué Neto (PRTB) – não
Ricardo Nicolau (PSD) – não
Serafim Corrêa (PSB) – não
Sinésio Campos (PT) – não

Ausentes

Abdala Fraxe (Podemos) – ausente
Berlarmino Lins (Progressistas) – ausente
Dermilson Chagas (Podemos) – ausente

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.