Paulo Guedes ganha fôlego com aprovação da Medida Provisória da Eletrobras


18 de junho de 2021
Paulo Guedes ganha fôlego com aprovação da Medida Provisória da Eletrobras
Paulo Guedes, que já foi fritado e "desfritado" na frigideira de ministros do presidente Bolsonaro. (Evaristo Sá/AFP)
Via Brasília – Da Revista Cenarium

Trunfo

A aprovação da Medida Provisória 1031/20231, da capitalização da Eletrobras, ontem, pelo Senado, e sua provável passagem na Câmara com os ajustes feitos deram um fôlego extra ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que já foi fritado e desfritado na frigideira de ministros do presidente Bolsonaro. Com um texto muito diferente da versão original, a bem da verdade, a MP não deixa de ser um trunfo político para Guedes, que, finalmente, já tem a sua primeira privatização de bom tamanho para chamar de sua.

Correios

Otimista com o feito, Guedes quer aproveitar o embalo para poder colocar a venda na esteira os Correios, cuja medida provisória está quase pronta e deve ser colocada em votação na Câmara dos Deputados ainda em julho. Para ajudar ainda mais na pavimentação do caminho do chefe à reeleição, o ministro da Economia planeja ainda a extensão do auxílio emergencial, o bolsa família turbinado, reajuste do salário dos servidores, a correção da tabela do Imposto de Renda e mais alguns “tratoraços” em ano eleitoral.

Custo alto

Guedes parece, finalmente, ter entendido que, para o presidente Bolsonaro, o que importa mesmo é renovar seu mandato, ainda que esse custo comprometa as juras de responsabilidade fiscal do ministro feitas ao “mercado”. Guedes sempre disse que o tempo da política era diferente do seu, mas parece agora os ponteiros dos dois relógios se encontraram. Com um presidente em desgaste e acossado pela CPI da Pandemia, às favas a austeridade, que não combina nada com governo impopular.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.