PC prende comerciantes por posse de celular com restrição de roubo
Por: Cenarium*
11 de abril de 2025
MANAUS (AM) – Uma operação de fiscalização desencadeada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Programa RecuperaFone, resultou na prisão de três donos de assistência técnica, com idades entre 22 e 47 anos.
Os suspeitos foram presos por suspeita de estarem portando, dentro dos seus empreendimentos, celulares com restrição de roubo ou furto. As prisões foram efetuadas na manhã desta sexta-feira, 11, no bairro Redenção, na zona centro-oeste.
O diretor do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc), delegado Bruno Hitotuzi, informou que, ao todo, a operação tinha como alvo 11 estabelecimentos voltados para assistência técnica de celulares. Todas elas estavam localizadas na rua Campos Bravos, na Redenção.

Durante o cumprimento da ação, os policiais localizaram em três lojas, celulares com restrições. Ao todo, cerca de 250 aparelhos foram apreendidos e serão encaminhados para a perícia.
“A operação teve como objetivo fiscalizar 11 assistências técnicas de celulares. Fizemos as visitas de rotina orientando os lojistas e nos deparamos com três casos de flagrante delito, onde os proprietários da loja estavam com o celular roubado consigo”, frisou o delegado.
Os três homens, donos das assistências técnicas, foram presos em flagrante e encaminhados para a sede do Nirc, onde foram, conforme o delegado Bruno Hitotuzi, autuados pelo crime de receptação. O trio será encaminhado para audiência de custódia.
Governo federal
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) começou a enviar notificações a celulares com alerta de bloqueio emitido por roubo, furto ou perda, por meio do Programa Celular Seguro. A partir de agora, as mensagens serão encaminhadas por meio do WhatsApp pelos números 2025-3003 ou 2025-3000 (perfis verificados do MJSP) assim que um novo chip for instalado nos aparelhos com restrição.
“O objetivo central desse novo programa é restituir o celular roubado ou furtado à vítima e, ao mesmo tempo, descobrir e combater os criminosos que comercializam, que vendem esse celular, na grande maioria das vezes fazendo uma nova vítima, que é a pessoa que comprou o celular de boa-fé”, diz Manoel Carlos de Almeida Neto, Secretário-executivo.
Após receber a mensagem, que informará a existência do alerta de bloqueio, o cidadão deverá acessar o site www.gov.br/celularseguro para ter as orientações necessárias. Em seguida, será preciso comparecer a uma delegacia de Polícia Civil para regularizar a situação. Se a pessoa que estiver com o celular não apresentar a nota fiscal, nem comprovar que foi ela quem emitiu o alerta, terá que devolver o aparelho.
O envio das notificações será automático, desde que o titular da linha que teve o celular roubado, furtado ou perdido tenha solicitado o bloqueio no chamado Modo Recuperação.