‘Pensei que estava passando mal’, diz jovem ao sentir tremor de terra em Manaus


31 de janeiro de 2021
‘Pensei que estava passando mal’, diz jovem ao sentir tremor de terra em Manaus
Moradores de prédios em Manaus relataram tremor em diversos bairros da capital (Reprodução/ Internet)

Gisele Coutinho – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Guiana foi abalada por um terremoto de magnitude 5,9, segundo informou o Centro Alemão de Pesquisa de Geociências (GFZ). O tremor de terra foi relatado por moradores de diversos bairros de Manaus na tarde deste domingo, 31, por volta das 15h25. Há relatos de que alguns prédios chegaram a ser evacuados em diversas zonas após o tremor. Moradores de Boa Vista, em Roraima, também relataram sobre a vibração.

Moradores relataram que o sismo foi sentido nos bairros Adrianópolis, Praça 14, Aleixo, Parque 10, Lírio do Vale e outros bairros. “Eu estava trabalhando quando senti a mesa tremer. Pensei que estava passando mal e resolvi perguntar dos meus colegas: ‘Sentiram a mesa mexer sozinha?’, e eles disseram que sentiram a mesma coisa. Quando relatei para familiares em grupos de mensagem no WhatsApp, eles também confirmaram que sentiram em outros bairros de Manaus”, disse o designer João Oliveira, de 24 anos.

Centro Alemão de Pesquisa de Geociências (GFZ) confirmou tremor na tarde deste domingo, 31 (Reprodução/ CFZ)

A geóloga Vivian Marjorie explicou à REVISTA CENARIUM que países próximos de placas tectônicas estão mais propícios a sentirem o sismo. “Os abalos sísmicos ou tremores de terra geralmente ocorrem quando as rochas estão sob grande pressão, vinda do interior do planeta. Essa pressão exerce uma força nas rochas (placas tectônicas) e procura alguma maneira de se exaurir”, disse.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.