PF cumpre mandados de prisão mirando fraudes em distribuição de água aos municípios do AM durante cheia de 2017

Enchente registrada no município de Anamã, no Estado do Amazonas. (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

Eliziane Paiva – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Polícia Federal do Amazonas (PF-AM) cumpre 13 mandados de busca e apreensão, nesta quinta-feira, 30. Destes, oito acontecem em Manaus, quatro no município de Anápolis, interior de Goiás, e um no Distrito Federal, região Centro-Oeste do País.

A investigação ‘Operação Enxurrada’ foi deflagrada pela 4ª Vara Criminal da Justiça Federal e vai apurar possível ocorrência dos crimes de fraude em licitação, associação criminosa e peculato, previstos na Lei de Licitações e no Código Penal, em razão de irregularidades detectadas em auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) no contrato para fornecimento de unidades de água mineral à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no ano de 2017.

PUBLICIDADE
‘Operação Enxurrada’, deflagrada pela Polícia Federal. (Reprodução)

Conforme as investigações da PF, há indícios de que ‘houve o direcionamento e sobrepreço na contratação da empresa investigada’, que, segundo a CGU, representou um prejuízo de, ao menos, R$1.909.181,50.

Em nota, a PF informou ainda que “os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes e, se condenados, poderão cumprir pena de até 30 anos”, informou.

A operação, denominada “Enxurrada”, faz referência às fortes inundações enfrentadas pelos municípios do Estado do Amazonas em 2017, que motivaram a Funasa a contratar empresa para fornecer água mineral às famílias prejudicadas pelas enchentes.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.