Polícia Civil do AM investiga se houve facilitação na fuga de detentos durante transferência


19 de maio de 2022
Polícia Civil do AM investiga se houve facilitação na fuga de detentos durante transferência
Em nota, a Seap informou que "mesmo sendo tomado todos os procedimentos operacionais existentes para transferência, durante a operação, internos causaram um tumulto e quatro deles fugiram para a área de mata (Foto: Divulgação/Seap)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – A fuga de detentos durante transferência do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no km 8, na BR-174, em Manaus, para o Centro de Detenção Provisório Masculino (CDPM), na tarde desta quinta-feira, 19, está sendo investigada pela Polícia Civil do Amazonas.

A ocorrência foi registrada quando os presos estavam sendo alocados no ônibus da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A transferência não chegou a ser realizada, pois, com o carro ainda na garagem, de acordo com a Polícia Civil, seis detentos fugiram pelo teto do transporte e pularam o muro do Ipat.

Um dos detentos, identificados como Luiz Fernando Nogueira da Silva, que participou da fuga, acabou caindo do muro e sofreu ferimentos leves. Ele foi recapturado, recebeu atendimento médico e foi encaminhado ao 20° Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde as investigações serão realizadas.

O delegado Rafael Wagner, do 20° DIP, em entrevista à imprensa, informou que a Polícia Civil trabalha com a hipótese de facilitação da fuga.

Em nota, a Seap informou que “mesmo sendo tomado todos os procedimentos operacionais existentes para transferência, durante a operação, internos causaram um tumulto e quatro deles fugiram para a área de mata. A Secretaria ressalta, ainda, que o fato não ocorreu na parte interna de nenhuma unidade e que todos os presídios encontram-se com os trabalhos dentro na normalidade. A Seap reforça que determinou que sejam tomadas todas as medidas para apurar o ocorrido na forma da lei, com consequente apuração de responsabilidades”.

De acordo com a Polícia Civil, os outros detentos foram identificados como: Veicimar Ribeiro Neves, Walcicley de Souza Fernandes, Luan Martins Mafra, André Souza da Silva e Cleiton Figueiredo da Silva.

Divergências

A CENARIUM questionou a Secretaria de Administração Penitenciária sobre a divergência no número de detentos informados pelo órgão e pelo delegado do 20° DIP. A Seap respondeu que quatro detentos participaram da ação, no entanto, até o momento, dois detentos foram recapturados e outros dois seguem foragidos.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.