Polícia Federal investiga esquema de tráfico internacional de peixes ornamentais no Pará


28 de janeiro de 2022
Polícia Federal investiga esquema de tráfico internacional de peixes ornamentais no Pará
Pescador mostra exemplar da espécie 'acari-zebra' capturado nos pedrais na Volta Grande do Xingu (Lalo de Almeida/ Folhapress)
Com informações da assessoria

MANAUS – A Polícia Federal deflagrou (PF) nesta sexta-feira, 28, a operação “Volta Grande do Xingu” para cumprimento de mandados de prisão e apreensão em duas cidades paraenses. As ações são decorrentes de investigações sobre o tráfico internacional de peixes ornamentais, organização criminosa e lavagem de capitais.

A Justiça Federal expediu dois mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão com alvos nas cidades de Altamira/PA e Rurópolis/PA.

Leia mais: Tráfico internacional aumenta risco de extinção do Acari-zebra, espécie que só é encontrada no Pará

Peixes ornamentais encontrados durante a operação da Polícia Federal (Divulgação)

As medidas cautelares tiveram origem nas prisões em flagrantes realizadas no município de Altamira, no Pará, no final do ano de 2021, e nas constantes ações de fiscalização ambiental.

São investigados os crimes de organização criminosa (art. 2º, Lei nº 12850/2013); Lavagem de capitais (art.1º, Lei nº 9.613/1998); Lei de Crimes Ambientais (art. 34, Parágrafo Único, III – Lei 9.605/1998). As penas podem chegar ao patamar de 21 anos de condenação.

De acordo com informações divulgadas pela assessoria de imprensa, foi cumprido um mandado de prisão preventiva e uma prisão em flagrante. Nos locais foram encontrados alguns peixes “acari-zebras”. Além disso, a Polícia Federal informou que uma pessoa ainda não foi localizada.

A operação recebeu esse nome em razão das espécies raras de peixes comercializadas e encontradas apenas na região da Volta Grande do Xingu.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.