Policial militar aponta fuzil para moradores no bairro Raiz, em Manaus


26 de fevereiro de 2024
Policial militar aponta fuzil para moradores no bairro Raiz, em Manaus
Policial militar aponta fuzil para moradores - (Composição de Weslley Santos/Revista Cenarium)
Karina Pinheiro – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Um policial militar locado na 3ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) apontou o fuzil para um grupo de moradores desarmados no último sábado, 24. A ação ocorreu no bairro Raiz, Zona Sul de Manaus (AM).

De acordo com relatos dos moradores, o policial estava alterado ao chegar no local, já com a arma apontada para os moradores, como evidenciado pelo vídeo, para realizar a abordagem policial. “As pessoas estavam aguardando a luta do Popó, quando foram vítimas de agressões, ameaças e xingamentos por parte do PM. Ele até mesmo danificou o velocípede de uma criança“, disse uma das vítimas.

Momento em que o policial militar aponta a arma para os moradores (Reprodução)

No vídeo, o policial militar aborda cerca de sete pessoas que estavam em frente a uma distribuidora. A ação durou cerca de dez minutos e foi registrada por uma câmera de segurança do estabelecimento.

Nas imagens das câmeras de segurança, o policial se irrita e aponta o fuzil para o rosto de um homem de camiseta branca, após agredi-lo. Em outro vídeo, o PM aparece quebrando cadeiras e mesas de plástico na entrada do estabelecimento.

Policial militar dentro da distribuidora após chutar cadeiras e mesas (Reprodução)

Procurada pela REVISTA CENARIUM, a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) enviou nota afirmando que vai apurar as circunstâncias da ocorrência. “A PM-AM reforça que a instituição preza pelo respeito mútuo entre população e policiais, no trabalho de garantir a segurança pública da sociedade.”

O promotor Armando Maia, da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial (Proceap), afirmou à reportagem que serão tomadas providências referente à abordagem por parte do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).

A Constituição de 1988 atribui ao MP-AM o exercício do controle externo da atividade policial, voltado – entre outras razões – para a garantia dos direitos fundamentais do cidadão frente ao aparato repressivo do Estado.

Confira o vídeo na íntegra:
Leia mais: No Amazonas, PM afasta policiais suspeitos de envolvimento na morte de quatro pessoas
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Gustavo Gilona

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.