Policial militar aponta fuzil para moradores no bairro Raiz, em Manaus
26 de fevereiro de 2024

Karina Pinheiro – Da Revista Cenarium
MANAUS (AM) – Um policial militar locado na 3ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) apontou o fuzil para um grupo de moradores desarmados no último sábado, 24. A ação ocorreu no bairro Raiz, Zona Sul de Manaus (AM).
De acordo com relatos dos moradores, o policial estava alterado ao chegar no local, já com a arma apontada para os moradores, como evidenciado pelo vídeo, para realizar a abordagem policial. “As pessoas estavam aguardando a luta do Popó, quando foram vítimas de agressões, ameaças e xingamentos por parte do PM. Ele até mesmo danificou o velocípede de uma criança“, disse uma das vítimas.

No vídeo, o policial militar aborda cerca de sete pessoas que estavam em frente a uma distribuidora. A ação durou cerca de dez minutos e foi registrada por uma câmera de segurança do estabelecimento.
Nas imagens das câmeras de segurança, o policial se irrita e aponta o fuzil para o rosto de um homem de camiseta branca, após agredi-lo. Em outro vídeo, o PM aparece quebrando cadeiras e mesas de plástico na entrada do estabelecimento.

Procurada pela REVISTA CENARIUM, a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) enviou nota afirmando que vai apurar as circunstâncias da ocorrência. “A PM-AM reforça que a instituição preza pelo respeito mútuo entre população e policiais, no trabalho de garantir a segurança pública da sociedade.”
O promotor Armando Maia, da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial (Proceap), afirmou à reportagem que serão tomadas providências referente à abordagem por parte do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).
A Constituição de 1988 atribui ao MP-AM o exercício do controle externo da atividade policial, voltado – entre outras razões – para a garantia dos direitos fundamentais do cidadão frente ao aparato repressivo do Estado.