Povos indígenas do Vale do Javari ocupam sede da Funai


09 de abril de 2024
Povos indígenas do Vale do Javari ocupam sede da Funai
Indígenas reunidos em protesto em frente à Funai do Vale do Javari (Reprodução/Arquivo Pessoal)
Carol Veras – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Povos indígenas do Vale do Javari iniciaram uma ocupação na sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) no município de Atalaia do Norte, que fica a 1.138 quilômetros de Manaus, no Amazonas. As comunidades questionam a demora na nomeação do coordenador da fundação escolhido pela comunidade, Jaime Mayuruna.

A manifestação conta com a participação dos povos Mayuruna/Matsés em sua maioria, além dos Kulina e Pano. Após o falecimento do antigo coordenador no ano passado, os indígenas se reuniram na sede da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) e escolheram Jaime Mayuruna para assumir o cargo.

De acordo com a assessora jurídica da Organização Geral dos Mayuruna (OGM), uma carta assinada pelas lideranças indígenas foi produzida e enviada a Brasília, onde a presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Joenia Wapichana, deveria nomear Jaime Mayuruna. Até hoje, a nomeação não foi efetivada.

Indígena em protesto contra os representantes da Unijava (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Os manifestantes também exigem prestação de contas por parte da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja). A REVISTA CENARIUM entrou em contato com a organização para obter um posicionamento e aguarda retorno.

Em nota, a Funai informou que “desde o falecimento do ex-coordenador regional Walciley Duarte Marubo, da Coordenação Regional (CR) Vale do Javari, sediada no município de Atalaia do Norte (AM), ocorrido em outubro de 2023, a unidade descentralizada encontra-se sob a responsabilidade do Coordenador Regional Substituto. Apesar do ocorrido, a unidade seguiu realizando suas atividades na região”.

Após a indicação realizada pelo movimento indígena de quatro candidatos indígenas para o referido cargo, a Funai procedeu com uma análise criteriosa dos perfis dos candidatos, incluindo aspectos curriculares, técnicos, políticos e jurídicos.  Após essa avaliação, deliberou-se pela nomeação da senhora Nely Barbosa Duarte Dollis, indígena Marubo e Doutora em Antropologia, que atende plenamente aos critérios e exigências administrativas para assumir a Coordenação Regional. A publicação da nomeação da nova Coordenadora Regional deve acontecer em breve.” Afirmou a assessoria de comunicação do órgão.

Abaixo, veja detalhes da manifestação em Atalaia do Norte.

Cacique Raul em protesto na sede da Funai, em Atalaia do Norte (Reprodução/Arquivo Pessoal)
Os Mayuruna

O povo Mayuruna reside no Vale do Javari, região de fronteira entre o Brasil e o Peru. Nos últimos anos, os conflitos têm aumentado conforme o avanço do tráfico de drogas, da caça e da pesca ilegal na área. Pressionados pela presença de criminosos, os Mayuruna se organizaram para fiscalizar o próprio território.

A região abrange uma área demarcada de 8,5 milhões de hectares, sendo a segunda maior terra indígena do Brasil, ficando atrás apenas da Terra Yanomami, que possui 9,4 milhões de hectares. O Vale do Javari abriga a maior concentração de povos isolados do mundo, sendo de acesso restrito, principalmente por vias fluviais e aéreas.

Leia mais: Indígenas Mayuruna organizam ocupação de sede da Funai no AM
Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Gustavo Gilona

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.