Indígenas Mayuruna organizam ocupação de sede da Funai no AM

No vídeo, indígenas Mayuruna cobram nomeação de coordenador escolhido pela comunidade (Reprodução/Redes Sociais)

MANAUS (AM) – A comunidade indígena Mayuruna do município de Atalaia do Norte, a 1.138 quilômetros de Manaus, no Amazonas, iniciará nesta segunda-feira, 8, uma ocupação na sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) na cidade. A principal exigência é a nomeação do coordenador da fundação escolhido pela comunidade, Jaime Mayuruna.

Sobre a situação, a assessora jurídica da Organização Geral dos Mayuruna (OGM) afirma:

“Eles estão exigindo algo que é legítimo: A nomeação de uma pessoa que foi escolhida pelo movimento dos povos indígenas da região, e que a presidente da Funai não está respeitando. Por conta disso também prejudica o trabalho da Funai, uma vez que segue sem coordenador no município de Atalaia do Norte.”

PUBLICIDADE

Membros da etnia divulgaram um vídeo através das redes sociais. Nas imagens, o Cacique Caiçuma cobra às autoridades de Brasília (DF) que tomem providências a respeito da liderança selecionada pela própria comunidade. Confira o vídeo na íntegra:

Manifestação do povo Mayuruna (Reprodução/Redes Sociais)

A REVISTA CENARIUM questionou a Funai sobre as declarações dos indígenas e aguarda retorno.

Os Mayuruna

O povo Mayuruna reside no Vale do Javari, região de fronteira entre o Brasil e o Peru. Nos últimos anos, os conflitos se avolumam conforme avançam o tráfico de drogas, a caça e a pesca ilegal na área. Pressionados pela presença de criminosos, os Mayuruna se organizaram para fazer a fiscalização do próprio território.

A região abrange uma área demarcada de 8,5 milhões de hectares, é a segunda maior terra indígena do Brasil, ficando atrás apenas da Terra Yanomami, que possui 9,4 milhões de hectares. O Vale do Javari abriga a maior concentração de povos isolados do mundo, sendo de acesso restrito, principalmente por vias fluviais e aéreas.

Leia mais: Chuva afeta unidade de saúde no Vale do Javari e deixa indígenas Korubo desabrigados
Editado por Marcela Leiros
Revisado por Gustavo Gilona
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.