Prefeito de Borba alega ‘desequilíbrio emocional’ em ataque a deputado; político tem histórico violento no AM

Conforme apuração da REVISTA CENARIUM, na sexta-feira, 2, a motivação que levou a agressão é política. O presidente da Aleam informou que denunciou o caso à Polícia Federal (PF) por se tratar de um crime ocorrido em campanha eleitoral (Thiago Alencar/CENARIUM)
Karol Rocha – Da Revista Cenarium

MANAUS – O prefeito do município de Borba (AM), Simão Peixoto Lima (Progressistas), alegou, neste sábado, 3, “desequilíbrio emocional” após um vídeo viralizar com imagens dele atacando o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), durante uma caminhada eleitoral na cidade, na sexta-feira, 2. Há menos de nove meses, Simão virou notícia negativa nacional ao entrar em um embate físico com um adversário político no mesmo município.

Informações apuradas pela REVISTA CENARIUM dão conta de que a agressão de Simão Peixoto a Roberto Cidade também teve motivação política. O deputado é aliado de vereadores de Borba que fazem oposição ao prefeito na Câmara Municipal. Na manhã de hoje, Peixoto emitiu uma nota sobre a agressão tentando justificar-se: ele informou que está abalado com a morte da mãe, vítima de câncer.

“Apesar de ainda muito sentido com todo o ocorrido, e não estar bem, emocionalmente, estava cumprindo agenda como prefeito do município de Borba (…). Foi quando, então, encontrei o deputado estadual Roberto Cidade”, declarou Simão Peixoto, tentando explicar que o presidente da Aleam “o difama em suas redes sociais”, mas não detalhou como.

PUBLICIDADE

Peixoto argumentou, ainda, que o deputado fez ofensas contra a mãe dele, mas, também não apresentou provas das declarações. “No calor da emoção, não me contive e aconteceu a tal situação. Agi em defesa de quem me gerou e que não está entre nós para se defender”.

Ofensa negada

Por meio de um vídeo nas redes sociais, o deputado estadual Roberto Cidade negou que tenha xingado a família do prefeito de Borba, Simão Peixoto. Sobre a agressão, ele diz, ainda, que foi um fato que precisa ser repudiado veementemente: “agressão não leva a lugar nenhum”, declarou o presidente da Aleam.

Deputado Roberto Cidade se pronuncia sobre agressão sofrida por prefeito de Boba, Simão Peixoto (Reprodução/Redes Sociais)

Embate físico

Esse não é o primeiro relato violento do prefeito de Borba. Em dezembro de 2021, o chefe do Executivo municipal entrou em um embate físico com o ex-vereador Erineu Alves da Silva ao “promover” uma luta de MMA para, segundo eles, resolver “divergências políticas”.

A ação foi realizada durante o período pandêmico e teve repercussão nacional negativa para o Amazonas. A briga foi transmitida, ao vivo, pelas redes sociais do prefeito e contava com público no local. O caso virou alvo de investigação do Ministério Público do Amazonas (MP-AM).

Solidariedade

O governador do Amazonas, Wilson Lima, se solidarizou com o deputado estadual nas redes sociais. “Minha solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, vítima de um ato de violência no interior do Estado. A política não pode seguir por esse caminho”.

Roberto Cidade informou que denunciou o caso à Polícia Federal (PF) por se tratar de um crime ocorrido em campanha eleitoral. A reportagem entrou em contato com a PF para obter informações sobre o andamento das investigações, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.