Prefeito de Manaus vai reforçar segurança em escolas com agentes treinados


08 de abril de 2023
Prefeito de Manaus vai reforçar segurança em escolas com agentes treinados
Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). (Divulgação)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou a criação de uma ronda escolar municipal com 350 agentes treinados pela Casa Militar. O reforço na segurança das escolas acontece após aumento no registro de ataques e ameaças a escolas no Brasil, como o ocorrido em Blumenau, em Santa Catarina, que resultou na morte de quatro crianças.

A Prefeitura da capital já conta com sistema de monitoramento e tem um programa que custa R$ 41,8 milhões, por ano, de segurança nas unidades escolares. A ronda escolar, anunciada na quarta-feira, 5, faz parte de uma força-tarefa com o governo do Estado para intensificar a segurança da população de Manaus.

Além das unidades escolares, o prefeito de Manaus afirmou que os agentes também irão colaborar para segurança nas unidades de saúde, que são constantes alvos de roubos e furtos.

Nós vamos contratar mais 350 agentes que iremos treiná-los juntamente com a Casa Militar, com a defesa social. Vamos criar uma ronda municipal escolar, e nós vamos montar essa guarda para dar suporte e segurança ao pessoal da educação, e também da saúde, para que os nossos servidores possam trabalhar com mais segurança”, afirmou David Almeida.

Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) (Divulgação)
Leia mais: Creches de Manaus reforçam protocolos de segurança após tragédia em Blumenau

No Amazonas, não foram registrados ataques concretos a escolas, mas as ameaças de atentados intensificaram, sendo frustradas por agentes de segurança, após identificar mensagens online, como ocorreu na capital e em Maués, distante 258,40 quilômetros de Manaus.

Monitoramento

Além do reforço com agentes, a Prefeitura de Manaus conta ainda com monitoramento eletrônico com reconhecimento facial, utilizados no evento ‘Sou Manaus: Passo a Paço’, em setembro de 2022. O chefe do executivo destacou que a tecnologia ajudou a coibir furtos no evento e deve reforçar a segurança na capital.

Leia mais: ‘De última hora resolvi não levar ela’, diz mãe de aluna de creche alvo de ataque

“Quando você identifica uma pessoa, nossa inteligência já atua com uma equipe. E este banco de dados vai servir muito para a gente trabalhar com segurança em hospitais, dentro de ônibus e oferecer à população um serviço de qualidade”, destacou.

Câmera de monitoramento da Prefeitura de Manaus (Divulgação)

O monitoramento pelas câmeras é feito a partir do Centro de Cooperação da Cidade (CCC). Conforme a Prefeitura Municipal, em agosto de 2022, houve ampliação do serviço de vigilância, passando de 41 para 159 lentes espalhadas pela capital.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.