Prefeito de Manaus vai reforçar segurança em escolas com agentes treinados

Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). (Divulgação)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou a criação de uma ronda escolar municipal com 350 agentes treinados pela Casa Militar. O reforço na segurança das escolas acontece após aumento no registro de ataques e ameaças a escolas no Brasil, como o ocorrido em Blumenau, em Santa Catarina, que resultou na morte de quatro crianças.

A Prefeitura da capital já conta com sistema de monitoramento e tem um programa que custa R$ 41,8 milhões, por ano, de segurança nas unidades escolares. A ronda escolar, anunciada na quarta-feira, 5, faz parte de uma força-tarefa com o governo do Estado para intensificar a segurança da população de Manaus.

Além das unidades escolares, o prefeito de Manaus afirmou que os agentes também irão colaborar para segurança nas unidades de saúde, que são constantes alvos de roubos e furtos.

PUBLICIDADE

Nós vamos contratar mais 350 agentes que iremos treiná-los juntamente com a Casa Militar, com a defesa social. Vamos criar uma ronda municipal escolar, e nós vamos montar essa guarda para dar suporte e segurança ao pessoal da educação, e também da saúde, para que os nossos servidores possam trabalhar com mais segurança”, afirmou David Almeida.

Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) (Divulgação)
Leia mais: Creches de Manaus reforçam protocolos de segurança após tragédia em Blumenau

No Amazonas, não foram registrados ataques concretos a escolas, mas as ameaças de atentados intensificaram, sendo frustradas por agentes de segurança, após identificar mensagens online, como ocorreu na capital e em Maués, distante 258,40 quilômetros de Manaus.

Monitoramento

Além do reforço com agentes, a Prefeitura de Manaus conta ainda com monitoramento eletrônico com reconhecimento facial, utilizados no evento ‘Sou Manaus: Passo a Paço’, em setembro de 2022. O chefe do executivo destacou que a tecnologia ajudou a coibir furtos no evento e deve reforçar a segurança na capital.

Leia mais: ‘De última hora resolvi não levar ela’, diz mãe de aluna de creche alvo de ataque

“Quando você identifica uma pessoa, nossa inteligência já atua com uma equipe. E este banco de dados vai servir muito para a gente trabalhar com segurança em hospitais, dentro de ônibus e oferecer à população um serviço de qualidade”, destacou.

Câmera de monitoramento da Prefeitura de Manaus (Divulgação)

O monitoramento pelas câmeras é feito a partir do Centro de Cooperação da Cidade (CCC). Conforme a Prefeitura Municipal, em agosto de 2022, houve ampliação do serviço de vigilância, passando de 41 para 159 lentes espalhadas pela capital.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.