Manaus ganhará este ano o ‘Parque Gigantes da Floresta’; obra foi iniciada pelo Governo e Prefeitura

Parque Gigantes da Floresta será construído no Corredor Ecológico do Mindu e vai funcionar como ponto turístico e de habitação popular (Divulgação)
Daniel Amorim – Da Revista Cenarium

MANAUS – A partir de dezembro deste ano, moradores dos bairros Tancredo Neves e Mutirão, respectivamente zonas Leste e Norte de Manaus, terão um novo espaço para o lazer e prática de atividades físicas. O Parque Gigantes da Floresta, que será construído no Corredor Ecológico do Mindu, na divisa entre os dois bairros, funcionará também como ponto turístico e de habitação popular.

As obras para a construção do Parque começaram logo após a assinatura da ordem de serviço, pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, e prefeito da capital, David Almeida, na manhã desta quinta-feira, 19. O projeto contará com suporte da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

O governador do Amazonas, Wilson Lima, e prefeito da capital, David Almeida, na assinatura da ordem de serviço para o início das construções do novo parque de Manaus (Divulgação)

O local terá quadras para futevôlei, futebol de areia, pista de skate, playground e área para caminhada e área de zumba. A população local também poderá usufruir de academias ao ar livre, praça molhada e pista para caminhada. O projeto, com orçamento previsto de R$ 51,8 milhões, será viabilizado por meio de parceira entre o Governo do Amazonas com contrapartida da Prefeitura de Manaus.

PUBLICIDADE

Para o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), o parque vai atender a uma antiga demanda dos moradores. “É uma obra simbólica. Vamos deslocar a movimentação de gente que procura lazer na Ponta Negra. Isso vai ser importante para as famílias e crianças, e melhorar o comércio”.

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou que o espaço abrigará uma feira modelo e eventos de final de ano, como o Réveillon. “Em 2022, vimos uma programação de Natal especial no Largo São Sebastião. Neste ano, vamos mudar o eixo turístico de Manaus para as duas áreas mais populosas da cidade“.

Almeida disse, ainda, que vai anunciar a construção de outra obra estruturante na leitura da mensagem governamental, em 2 de fevereiro, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O rito marca a abertura do ano legislativo.

Leia também: Governador do AM visita obras de conjunto habitacional Prosamim+, no Japiim, que chegam a 50% de conclusão

Multiuso

O presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, ressaltou que o parque terá função multiuso. “Serão construídas 180 habitações para dar melhores condições de moradia à população daqui, e um CAPS [Centro de Atendimento Psicossocial] será disponibilizado. Teremos espaço para todos, desde a criança até o idoso“, ressaltou o presidente.

A líder comunitária do Tancredo Neves, Eliane Nepomuceno, celebrou a iniciativa. “Quando precisamos aproveitar um momento de lazer, íamos para as quadras das escolas do bairro. Porém, nem sempre as escolas ficavam abertas nos finais de semana”.

A ideia inicial era construir o complexo na Avenida das Torres. Liderança comunitária do Mutirão, o vereador Raulzinho (PSDB) sugeriu que o complexo fosse alocado na fronteira entre as zonas Norte e Leste. “Nós, que realizamos um trabalho social com as crianças, sabemos que falta um espaço para as famílias frequentarem com seus filhos“, explicou.

Referência internacional

Durante pronunciamento na assinatura do termo, o governador Wilson Lima destacou outras iniciativas de fomento ao turismo no Amazonas. Uma linha direta de voos partindo de Manaus para Miami e Panamá já está disponível. Em março, deverão ser inaugurados os trechos para Bogotá, na Colômbia, e San Domingo, capital dominicana.

Estamos trabalhando para que o Amazonas seja um ponto de referência de linhas internacionais. Nosso foco é a Copa de 2026, porque os turistas que saem tanto do Brasil quanto de outros países deverão passar por aqui”, explicou.

Leia também: Azul inicia primeiro voo direto ligando Manaus a Fort Lauderdale, na Flórida

O prefeito David Almeida informou que negociou a reestruturação de vagas em hotel de Manaus para receber os viajantes, na modalidade conhecida como ‘stopover‘. “Quem vier do Sul do Brasil para Manaus vai poder se hospedar por até três dias sem custo adicional“, finalizou.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.