Lideranças indígenas lutam para ter secretaria e bairro indígena planejado em Manaus

Os povos indígenas, habitantes da zona urbana de Manaus, há muito lutam para que uma estrutura seja construída na cidade totalmente voltada para eles (Reprodução/Cidade e Cultura)
Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – Lideranças dos povos originários que habitam a zona urbana da capital do Amazonas planejam reunir com o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), para reivindicar a criação de uma secretaria municipal dos povos indígenas. O encontro, previsto para o início do mês de março, também tem como pauta a construção de um parque temático e um bairro planejado para os indígenas que vivem na zona urbana de Manaus.

De acordo com Estevão Yepamasã, um dos líderes do encontro, a ideia é retomar uma discussão antiga. “Vamos ao encontro do vereador Caio André para retomar uma discussão levantada há alguns anos que é a criação da secretaria municipal dos povos indígenas, uma reivindicação que os ‘parentes’ querem que seja retomada por parte do poder público municipal”, adiantou a liderança.

Em Manaus, diversos povos originários residem em bairros espalhados pelas zonas da capital (Altemar Alcântara/Semcom)

Estevão Yepamasã reforça a importância do acolhimento em relação aos planos que envolvem uma área, ambiental e culturalmente planejada, voltada aos indígenas.

PUBLICIDADE

Nossa outra pauta é a construção de uma área ambiental e culturalmente planejada. Um bairro indígena. Temos esse projeto e gostaríamos que ele defendesse como vereador, como parlamentar que atua pelos interesses da população da cidade”, argumentou.

Fundo Amazônia

Além da criação da secretaria e da construção de um bairro planejado, os indígenas querem que a Prefeitura atue para um possível direcionamento do Fundo Amazônia para ações voltadas aos indígenas urbanos.

Outra pauta é verificar qual a posição do governo municipal para termos acesso ao Fundo Amazônia e, com isso, ter acesso aos recursos para trabalharmos com os indígenas de Manaus”, pontuou Estevão Yepamasã.

O indígena adiantou para a CENARIUM que uma reunião também está agendada com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), para estreitar os projetos. “O Amarildo Tukano e eu estamos buscando o entendimento com a prefeitura para que essas ideias saiam do papel, mas, para que isso aconteça, é fundamental a participação e o envolvimento do prefeito David Almeida“, finalizou Estevão Tukano.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.