Prefeitura de Manaus amplia ‘Bolsa Idiomas’ para crianças a partir de 10 anos
13 de abril de 2023

Ívina Garcia – Da Revista Cenarium
MANAUS – O Programa Bolsa Idiomas (PBI) passa a atender estudantes a partir de 10 anos de idade após o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), sancionar a alteração da legislação para ampliar o projeto na manhã desta quarta-feira, 13, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital.
Já a partir de 2023, os estudantes acima de 10 anos estarão possibilitados de realizar a inscrição para o edital de seleção. O programa, criado em 2013, atendia apenas estudantes a partir dos 16 anos, com cursos de inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e mandarim, com bolsas integrais de 100% e parciais de 50% e 75% para cursos em instituições particulares.

“Eu cansei de ver nossa cidade nivelada por baixo. Por que não se investe muito em educação? Porque tem uma cultura no Brasil e no nosso Estado de que se você educar o povo, ele vai te questionar. E eu quero que me questionem mesmo. Quero dar educação de qualidade, saúde e infraestrutura de qualidade, porque esse é o dever do político”, pontuou o prefeito de Manaus, David Almeida.
Além da bolsa para a realização dos cursos, os estudantes também recebem isenção na compra do material utilizado nos cursos. “O material didático dessas crianças é inteiramente gratuito, porque como falei, só o curso, às vezes, não é o suficiente. O material didático também tem um valor muito alto, então, são dois benefícios, o curso e o material didático”, afirmou o secretário de Administração, Planejamento e Gestão, Ebenezer Bezerra.

“Nós sabemos que as línguas estrangeiras, quanto mais cedo começar a estudar, é melhor. Portanto, a redução de 16 anos para 10 [anos] propicia que possamos alcançar o maior número de pessoas”, explicou Ebenezer.
A alteração na legislação que instituiu o programa Bolsa Idiomas foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O PBI conta com a parceria de instituições e cursos de idioma de forma voluntária, ou seja, as empresas não recebem isenção de tributos municipais.