Presidente Lula assina decreto que institui política de cibersegurança no País


27 de dezembro de 2023
Presidente Lula assina decreto que institui política de cibersegurança no País
Brasil institui Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber) (Reprodução/Freepik)
Da Revista Cenarium Amazônia*

BRASÍLIA (DF) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na terça-feira, 26, o decreto 11.856/2023 que institui a Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber), proposta pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).

A PNCiber contempla um conjunto de necessidades apontadas por diferentes instituições e especialistas em cibersegurança para melhorar a governança nacional sobre a temática, adequando o que há de mais moderno no mundo ao arcabouço e à cultura institucional do País. A política é da maior urgência e relevância, posto que o Brasil é um dos países mais atacados em ambientes virtuais.

Imagem de uma mão utilizando um tablet, simbolizando a busca por segurança na internet (Reprodução/Agência Gov)

A política tem como alguns de seus objetivos promover a cibersegurança no Brasil e fortalecer a atuação diligente no ciberespaço, além de contribuir para o combate aos crimes cibernéticos e às demais ações maliciosas nesse ambiente. A PNCiber possui como instrumentos a Estratégia Nacional de Cibersegurança (e-Ciber) e o Plano Nacional de Cibersegurança (p-Ciber).

O decreto institui ainda o Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber) que será composto por representantes do governo, da sociedade civil, de instituições científicas e de entidades do setor empresarial que se reunirão trimestralmente. Dentre as competências do Comitê estão propor atualizações para a PNCiber, a Estratégia Nacionhttps://revistacenarium.com.br/ataques-de-hackers-dobram-no-brasil-e-empresas-aumentam-gastos-com-ciberseguranca/al de Cibersegurança e o Plano Nacional de Cibersegurança e ainda sugerir estratégias de colaboração para o desenvolvimento da cooperação técnica internacional em segurança cibernética. O GSI/PR exercerá a Secretaria Executiva do CNCiber.

Leia mais: Ataques de hackers dobram no Brasil e empresas aumentam gastos com cibersegurança
(*) Com informações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR)

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.