Programa capacita 125 empresas de estados amazônicos para exportação comercial


15 de agosto de 2020
Programa capacita 125 empresas de estados amazônicos para exportação comercial
Programa vai atender empresas de Manaus e Boa Vista. (Divulgação/Internet)

Da Revista Cenarium*

MANAUS – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançará no próximo dia 19 de agosto, um importante instrumento de apoio à exportação no Amazonas e Roraima: a inauguração de um Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

Na região, o PEIEX será executado por meio de uma parceria da Apex-Brasil com a Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech), pelos próximos 24 meses. O evento de lançamento será realizado por meio de plataforma virtual com transmissão online.

O Núcleo tem sede em Manaus e um polo em Boa Vista. O objetivo é qualificar 125 empresas da região para que passem a comercializar seus produtos em outros países.

A prioridade é atender empresas dos setores de alimentos e bebidas; agronegócio, cosméticos, moda, design, bionegócio e tecnologia. Contudo, no decorrer da execução do Programa, outros setores estratégicos poderão ser incorporados.

É a segunda edição do PEIEX no Amazonas, que no período de 2016-2018 atendeu 150 empresas, e a primeira vez teremos a atuação do PEIEX em Roraima, complementando sua presença em todos os estados da Região Norte.

Perfil

No mesmo dia também será apresentado o estudo “Amazonas – Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos 2020”, documento produzido com exclusividade pela Apex-Brasil e que traz panorama geral da economia do Estado e identifica o seu potencial exportador a partir de uma análise das exportações de bens e serviços e do perfil dos investimentos estrangeiros diretos naquela unidade da federação.

“Com base nos estudos realizados pela Apex-Brasil, existem empresas com potencial exportador em ambas regiões; e onde há empresas com potencial exportador, há oportunidade de transformar empresas brasileiras em exportadores permanentes, um dos objetivos do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX”, afirma Edervaldo Teixeira, Diretor de Gestão Corporativa da Apex-Brasil.

Devem participar do evento representantes da Apex-Brasil, o Diretor de Projetos e Desenvolvimento de Negócios da FPF Tech, representantes do INMETRO e Suframa. O lançamento contará também com a participação internacional do especialista em internacionalização de empresas, Nicola Minervini.  

Processo de exportação

O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. A Apex-Brasil realiza o PEIEX em 23 Estados mais Distrito Federal, com 32 Núcleos Operacionais instalados em parceria com Instituições de Ensino, Federações de Indústria e Fundações de Amparo à Pesquisa, cobrindo 818 município.

APEX-BRASIL

A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

(*) Com informações da Apex Brasil

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.