Programa de divulgação científica discute dimensões humanas nas mudanças climáticas

Professora do Departamento de Saúde Ambiental da USP, Gabriela Marques di Giulio (Divulgação)
Da Revista Cenarium*

SÃO PAULO – Promover um planejamento adaptativo para os ambientes urbanos e buscar estratégias para mitigar perdas e danos associados à crise do clima e seus múltiplos efeitos constituem uma urgência da contemporaneidade. Até o ano de 2050, segundo relatório de 2002 da Organização das Nações Unidas (ONU), 68% da população mundial viverá em cidades, de modo que as mudanças climáticas, com um cenário futuro de eventos extremos cada vez mais frequentes, tendem a seguir causando impactos e afetando a vida das pessoas.

Para tratar desse assunto, o Instituto Principia convidou a professora e pesquisadora do Departamento de Saúde Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), Gabriela Marques di Giulio, para participar da edição de maio do YouScience – programa de Orientação Vocacional e Divulgação Científica realizado pelo Instituto Principia – que acontece nesta quinta-feira, 11, às 19 horas, no auditório da instituição.

Arte de divulgação do programa de Orientação Vocacional e Divulgação Científica (Divulgação)

Di Giulio destaca o quanto são urgentes o debate, a pesquisa, a reflexão e a sensibilização de que as mudanças climáticas não só trazem uma série de impactos graves ao ambiente, como agravam outras contradições das nossas sociedades contemporâneas, aumentando vulnerabilidades e reforçando as iniquidades. Para a especialista, a crise climática está diretamente associada aos efeitos da chamada exploração capitalista predatória dos recursos naturais, que caracteriza as práticas hegemônicas ao longo do século 20.

PUBLICIDADE

“A forma predominante de exploração dos da natureza e dos recursos naturais, associada aos efeitos do crescimento populacional, da urbanização desorganizada e acelerada, assim como o próprio processo de globalização, são elementos que continuam sendo capazes de alterar características naturais do Planeta de maneira bastante decisiva, modificando o funcionamento do sistema terrestre de forma bastante perigosa para a sobrevivência humana”, explica a professora.

Gabriela destaca, ainda, que a crise climática expõe uma necessidade premente de uma “redefinição qualitativa”, bem como de uma reestruturação da governança e das prioridades políticas e econômicas da sociedade. “Precisamos reverter esse modelo predatório de espoliação da natureza, postulando, de forma bastante urgente, um modelo baseado na solidariedade e no respeito com a diversidade biológica”, ressalta. “Precisamos também investir em esforços concretos de mitigação para diminuir as emissões de gases de efeito estufa, e em esforços de adaptação, colocando em prática um modelo de desenvolvimento resiliente, adaptado, sustentável e justo”.

Durante o bate-papo no YouScience,Gabriela responderá a questões como essas e falará, mais detalhadamente, sobre o processo de aprendizado coletivo que envolve a compreensão da comunidade científica sobre as mudanças climáticas, em particular sobre as dimensões humanas das mudanças do clima. Di Giulio também é uma das coordenadoras do grupo de pesquisa CIRIS, cujo propósito é investigar Governança, Riscos e Comunicação, considerando o contexto atual de crises sistêmicas e agudas. .

O YouScience

O YouScience é um programa de Orientação Vocacional e Divulgação Científica para os jovens que se interessam por Ciência, colocando-os em contato com pesquisadores e pesquisadoras das Universidades e Institutos de Pesquisa do Brasil nas mais diversas áreas. Em edições anteriores, o YouScience acompanhou temas como Cosmologia, Neurociência, Oceanografia entre outras. Nessas edições os participantes além de aprender mais sobre o conteúdo exposto, podem saber mais sobre as áreas de atuação e a trajetória acadêmica de cada palestrante.

O Instituto Principia

O Instituto Principia é mantido pela Fundação Instituto de Física Teórica, que tem sua sede desde 1951 no bairro Jardim Paulista, em São Paulo. Criado em 2017 como centro de produção e difusão do conhecimento científico e de conexão da ciência com a sociedade, o Instituto Principia tem três programas de atuação relacionados à pesquisa, educação e divulgação científica.

No programa de pesquisa acontecem eventos internacionais sobre temas atuais para diversas áreas da ciência. No de educação, a Escola de Talentos oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal e acadêmico a jovens que tenham grande interesse e altas habilidades para a ciência, trazendo uma tutoria científica com pesquisadores renomados.

Na divulgação científica existem diversas atividades: mensalmente é realizado o Cinema Científico, cujo intuito é levar os espectadores a refletir sobre as questões científicas presentes em filmes e seriados por meio de uma discussão clara e objetiva com jovens cientistas. O Instituto Principia também fomenta outras atividades de divulgação científica – como o YouScience, voltado para orientação vocacional – que podem ser conferidas nas suas redes sociais como o TikTok e no seu site www.institutoprincipia.org.

Serviço:

O quê: YouScience – Dimensões Humanas das Mudanças Climáticas

Onde: Instituto Principia – Rua Pamplona, 145.

Data: 11 de maio – quinta-feira (presencial e com transmissão ao vivo)

Horário: 19h.

(*) Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.