Estudantes do ensino médio aprendem programação em projeto da UEA
15 de abril de 2024
Alunos do projeto Pilar Atração (Reprodução/Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar)
Carol Veras – Da Revista Cenarium*
MANAUS (AM) – O projeto Pilar Atração mobiliza alunos do ensino médio a praticarem programação de equipamentos em um laboratório móvel. As oficinas são fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e a Samsumg.
Nas aulas, acadêmicos dos cursos de Engenharia da UEA, bolsistas do programa, tornam-se mentores dos futuros universitários. As turmas utilizam a estrutura do laboratório para aplicar os conteúdos relacionados a tecnologias digitais e noções de eletrônica vistos na teoria.
Alunos do projeto Pilar Atração (Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar)
Na escola, a comissão organizadora do projeto trabalha com o objetivo de atrair os estudantes para a área de engenharia, abordando temas relacionados à tecnologia e à indústria 4.0, como programação de equipamentos.
“O objetivo fundamental é despertar o interesse por tecnologia e engenharia através de capacitações em tecnologias digitais. Então, a importância fundamental é apresentar esse mundo das novas tecnologias aos estudantes de ensino médio”, afirma o coordenador do projeto, professor Adan Medeiros, à REVISTA CENARIUM.
Professor Adan Medeiros, coordenador do projeto (Reprodução/Arquivo Pessoal)
Interesse pela tecnologia
O laboratório móvel é uma inciativa da Academia STEM, projeto da UEA voltado para a capacitação profissional. A sigla STEM é derivada das palavras “ciências”, “tecnologia”, “engenharia” e “matemática” e reflete os objetivos do programa. A iniciativa busca aumentar o interesse por esses cursos de graduação, reduzir a evasão e reprovação nas universidades, além de fomentar a mentalidade empreendedora na região.
Os Laboratórios Móveis do Projeto Academia STEM são estruturas semelhantes a carretas transformados em espaços Maker e equipados com smartvs, notebooks, smartphones, impressora 3D, impressora de corte a laser, entre outros componentes eletrônicos e ferramentas. O espaço tem uma capacidade máxima de 40 alunos simultaneamente.
“Tem sido bem interessante e a gente consegue ter um aprendizado muito legal na área da tecnologia. Como a escola é em tempo integral, as aulas chamam a atenção dos alunos. Agora, a gente está fazendo semáforos e ligando vários leds em uma única rede”, comenta o aluno da Escola Estadual Marcantônio Vilaça 1, localizada na Zona Norte de Manaus, Anthony Oliveira.
Mostra de projetos
Os alunos tiveram a oportunidade de mostrar os produtos científicos na convenção Amazon STEM Adventures (ASAD), nos dias 4 e 5 de abril. O primeiro dia contou com oficinas voltadas para modelagem 3D e programação de circuitos eletrônicos. Já no segundo, os alunos tiveram a oportunidade de expor os projetos produzidos durante os dias de evento. Quinze equipes de diferentes escolas das redes públicas e privadas de ensino de Manaus participaram da convenção.
O laboratório móvel de engenharia está instalado na Escola Estadual Marcantônio Vilaça 1, na Cidade Nova, e na Escola Estadual Ruy Araújo, na Cachoeirinha, Zona Sul. A ideia é que as estruturas permaneçam instaladas até que todas as turmas de ensino médio concluam as atividades. Em seguida, outras escolas públicas devem ser atendidas.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Cookies Estritamente Necessários
O cookie estritamente necessário deve estar ativado o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.