Estudantes do ensino médio aprendem programação em projeto da UEA

Alunos do projeto Pilar Atração (Reprodução/Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar)
Carol Veras – Da Revista Cenarium*

MANAUS (AM) – O projeto Pilar Atração mobiliza alunos do ensino médio a praticarem programação de equipamentos em um laboratório móvel. As oficinas são fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e a Samsumg.

Nas aulas, acadêmicos dos cursos de Engenharia da UEA, bolsistas do programa, tornam-se mentores dos futuros universitários. As turmas utilizam a estrutura do laboratório para aplicar os conteúdos relacionados a tecnologias digitais e noções de eletrônica vistos na teoria.

Alunos do projeto Pilar Atração (Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar)

Na escola, a comissão organizadora do projeto trabalha com o objetivo de atrair os estudantes para a área de engenharia, abordando temas relacionados à tecnologia e à indústria 4.0, como programação de equipamentos.

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“O objetivo fundamental é despertar o interesse por tecnologia e engenharia através de capacitações em tecnologias digitais. Então, a importância fundamental é apresentar esse mundo das novas tecnologias aos estudantes de ensino médio”, afirma o coordenador do projeto, professor Adan Medeiros, à REVISTA CENARIUM.

Professor Adan Medeiros, coordenador do projeto (Reprodução/Arquivo Pessoal)
Interesse pela tecnologia

O laboratório móvel é uma inciativa da Academia STEM, projeto da UEA voltado para a capacitação profissional. A sigla STEM é derivada das palavras “ciências”, “tecnologia”, “engenharia” e “matemática” e reflete os objetivos do programa. A iniciativa busca aumentar o interesse por esses cursos de graduação, reduzir a evasão e reprovação nas universidades, além de fomentar a mentalidade empreendedora na região.

Os Laboratórios Móveis do Projeto Academia STEM são estruturas semelhantes a carretas transformados em espaços Maker e equipados com smartvs, notebooks, smartphones, impressora 3D, impressora de corte a laser, entre outros componentes eletrônicos e ferramentas. O espaço tem uma capacidade máxima de 40 alunos simultaneamente.

“Tem sido bem interessante e a gente consegue ter um aprendizado muito legal na área da tecnologia. Como a escola é em tempo integral, as aulas chamam a atenção dos alunos. Agora, a gente está fazendo semáforos e ligando vários leds em uma única rede”, comenta o aluno da Escola Estadual Marcantônio Vilaça 1, localizada na Zona Norte de Manaus, Anthony Oliveira.

Mostra de projetos

Os alunos tiveram a oportunidade de mostrar os produtos científicos na convenção Amazon STEM Adventures (ASAD), nos dias 4 e 5 de abril. O primeiro dia contou com oficinas voltadas para modelagem 3D e programação de circuitos eletrônicos. Já no segundo, os alunos tiveram a oportunidade de expor os projetos produzidos durante os dias de evento. Quinze equipes de diferentes escolas das redes públicas e privadas de ensino de Manaus participaram da convenção.

Evento Amazon STEM Adventures (Reprodução/Arquivo Pessoal)

O laboratório móvel de engenharia está instalado na Escola Estadual Marcantônio Vilaça 1, na Cidade Nova, e na Escola Estadual Ruy Araújo, na Cachoeirinha, Zona Sul. A ideia é que as estruturas permaneçam instaladas até que todas as turmas de ensino médio concluam as atividades. Em seguida, outras escolas públicas devem ser atendidas.

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(*) Com informações de assessoria
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