Protesto antirracista, em Manaus, marca primeira semana da morte de João Alberto no Carrefour


28 de novembro de 2020
Protesto antirracista, em Manaus, marca primeira semana da morte de João Alberto no Carrefour
Ato pediu também o fim da violência física contra negros e indígenas (Reprodução/ Twitter)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um protesto contra o racismo na tarde dessa sexta-feira, 27, em frente a uma loja do Carrefour, na Avenida Djalma Batista, no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus, marcou a primeira semana da morte de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, um homem negro espancado e assassinado em uma unidade do supermercado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A morte do soldador João Alberto foi causada por dois homens brancos, com imagens da agressão gravadas e compartilhadas nas redes sociais. O caso ganhou repercussão nacional e internacional, levando milhares de pessoas às ruas ao longo da semana com pedidos de Justiça.

Os dois suspeitos do assassinato, identificados como Braz Borges, de 30 anos, e o policial militar temporário Giovani Gaspar da Silva, de 24, que faziam a segurança do estabelecimento, foram presos em flagrante. A investigação trata o crime como homicídio qualificado.

Veja também: Manaus adere a protestos antirracistas contra assassinato de homem negro no Carrefour

O novo ato na capital amazonense contou com cerca de 50 pessoas, com a presença de membros de organizações e entidades ativistas, que levaram cartazes pedindo, também, o fim da violência física contra indígenas.

Os manifestantes também pediram o boicote ao Carrefour e subiram, ainda, em cima de um carro de som para discursar. “Vidas negras e indígenas importam!”, diz um dos cartazes.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.