Quatro espetáculos do projeto ‘Corpo Cênico’ encerram programação virtual em Manaus


17 de dezembro de 2020
Quatro espetáculos do projeto ‘Corpo Cênico’ encerram programação virtual em Manaus
Dividido em três eixos, o debateu ao longo das últimas duas semanas essas diversas teatrais. (Reprodução/Internet)

Com informações da assessoria

MANAUS – O projeto “Corpo cênico contemporâneo: diversidades” chega na reta final nesta semana, com debates e espetáculos na programação. Dividido em três eixos: oficinas, diálogos e apresentações, o projeto idealizado por Francisco Rider, debateu ao longo das últimas duas semanas diversas nuances teatrais.

Francisco Rider afirma como é possível aproveitar os mecanismos da Internet para novos modos de produzir: “As instituições que patrocinam este projeto e outros deram a opção ao artista de realizar no modo virtual ou presencial. Por que então vou colocar em risco a saúde dos colaboradores do projeto e do público?”, questinou.

“A partir dessa questão, acredito que o diálogo com a internet pode alimentar processos de construção de outros modos e maneiras de produção e gestão artística e cultural”, pondera.

Sobre o momento que artes cênicas dialogam com o mundo virtual, o artista fornece detalhes sobre o processo criativo. “Penso que o corpo a corpo é fundamental para o artista e o ser humano, pois é a partir do encontro com o outro que pode ocorrer a alteridade, e nesse encontrar presencial ocorrem processos sensoriais, energias são trocadas”, detalha.

Divisão

De acordo com Rider, cada conversa nas oficinas e diálogos têm ressonâncias e entrelaçamentos. “Todos conversam sobre o corpo: seja o somático, negro, desobediente, indígena, lgbtqi+, gordo, virtual, errante, nortista, latinoamericano”, explica.

Sobre desdobramentos do projeto, o artista diz que é necessário amadurecer a proposta atual. “O que me move é que o projeto nos leve à algo mais amadurecido, pois estamos realizando de forma bem experimental”, finaliza.

Programação

EIXO DIÁLOGOS
18/12 O corpo cênico amazônico
Milton Aires

21/12 Questão do Corpo Negro
Marcio Moraes

23/12 pressão estética e gordofobia na Dança
Bel Sousa e Rafaela Machado

Eixos

  • FLESHION [Aparências], de Thelma Bonavita (SP/Berlim. 17/12, 17:30, Manaus; 21:30, Berlim)
  • Vestígios, de Marta Soares (SP. 19/12. 19:30. 20:30h-BR)
  • Alavancas e Dobradiças, de Célia Gouvêa (SP. 20/12, 19:30; 20:30 Brasília)
  • Recolon, de Leonardo Scantbelruy (AM. 22/12. 19:30; 20:30h BR)

Serviço

O que é: Corpo Cênico Contemporâneo: Diversidades
Quando: De 30/11 a 23/12
Onde: Nas redes sociais do Pitiú das Artes. Instagram: @pitiu_textual Facebook: https://www.facebook.com/pitiutextual
Quanto: Gratuito

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.