‘Que ela proteja nossas águas’, diz devota em celebração ao Dia de Yemanjá


02 de fevereiro de 2023
‘Que ela proteja nossas águas’, diz devota em celebração ao Dia de Yemanjá
Na Amazônia Yemanjá também é considerada “Yara - Mãe D’água” , a Rainha dos Rios (Reprodução/Internet)
Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – Nesta quinta-feira, 2, o Brasil comemora o Dia de Yemanjá, umas das divindades mais conhecidas da sacralidade do Brasil. Respeitada e admirada por muitos, a divindade afro-brasileira é festejada com respeito, carinho e devoção em diferentes Estados do País. No Amazonas, poeticamente chamado de “pátria d’água” pelo imortal poeta Thiago de Mello, a “Rainha das Águas” tem devotos, devotas e admiradores, independente da prática religiosa.

Para a tributarista Djane Sena, que não é da prática umbandista e candomblecista, mas que tem verdadeira adoração por Yemanjá enquanto divindade e fé, declarou. “Yemanjá é um patrimônio afetivo do Brasil. É um Orixá que todo e qualquer brasileiro conhece porque sua essência é de delicadeza, pureza e amor. Ela simboliza essa coisa emocional da mãe que protege, que cuida”, destacou.

Ainda de acordo com Djane, adorar Yemanjá é uma prática sua desde muito jovem. “Quem nasce do Amazonas, na Amazônia, sabe que tudo a nossa volta é água, por isso sempre navegamos muito e eu sempre me ‘peguei’ com a ‘Rainha do Rio e do Mar’ para me proteger”, relembrou. Djane Sena também chama atenção para o caráter ambiental simbolizado em Yemanjá. “Como ela é a divindade das águas, que ela proteja nossas águas, nossos igarapés e os mananciais tão importantes para a nossa sobrevivência”, pediu.

Leia também: Dia de Yemanjá, Rainha das Águas e protetora dos navegantes, é comemorado nesta terça-feira

África

Segundo Pai Ronald Ty Odé, líder religioso, Yemanjá vem da África e é uma herança dos tempos da escravidão. “A adoração à ‘Mãe das águas’ vem de longe, vem da África, dos negros escravos. Era uma festa de negros semi-livres que trabalhavam na labuta do café e de outras culturas. Quando eles não queriam trabalhar na lavoura, eles iam de jangada para o mar. Mas, em um período, os peixes sumiram e então eles pediram à ‘Mãe das Águas’ para trazer os peixes de volta e a escassez acabasse. E que ela desse um ano de fartura. E isso aconteceu. Então, no ano de 1923, iniciou-se a festa para Yemanjá e, em 1969, foi oficializado a festa para Yemanjá na Bahia“, explicou.

Pai Ronald chama a atenção para a admiração e devoção “democrática” à Yemanjá: “O festejo dedicado à Yemanjá atrai católicos, judeus, evangélicos e tantos outros porque é das águas que nós vivemos. É das águas que tiramos o sustento, nossa higiene. Então, é uma força que todos sabem que existe. É uma energia positiva, então, agradecer não custa nada”, recomendou.

Salvador

A jornalista Emily Araújo é outra que abraça Yemanjá com força: “É curioso como se deu meu encontro com ‘Yê’, a intimidade que tenho é essa! Fui a Salvador para os festejos dela, mas sem pretensões espirituais. Era pelo movimento cultural em si. Mas, ao chegar lá, vi a devoção das pessoas e percebi como profano e religioso se misturam, isso me conquistou. Dali em diante, nossa relação se estreitou”, relatou a jornalista.

Assim como Djane Sena, Emyle Araújo não frequenta ou mesmo faz parte de grupos, ou organizações de caráter afro-religioso. “Não tenho religião e meu Deus está em tudo o que tem vida. Acredito na força da natureza, respeito os santos e honro cada Orixá. Yemanjá cumpre o papel de ‘Rainha do Mar e do Rio’ e mãe de todos. Por isso, tenho uma imagem dela na porta de entrada da minha casa”’, descreveu.

Sincretismo

No sincretismo, Yemanjá é cultuada como Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Conceição. Isso acontece por conta do período colonial no Brasil, onde negros tinham como religião o candomblé, porém, em um país onde a religião predominante é o catolicismo, houve uma “associação” da divindade com os santos católicos. Em contextos regionais, ela também está ligada à Yara ou Mãe d’água por ser a mãe de todas as águas.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.