Recurso de governadores contra depoimentos na CPI pressiona STF


09 de junho de 2021
Recurso de governadores contra depoimentos na CPI pressiona STF
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux e Rosa Weber (Reprodução/Internet)
Via Brasília – Da Revista Cenarium

STF e governadores

À medida em que, internamente, mais se debate a constitucionalidade ou não da convocação de governadores a Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), mais se consolida no Supremo Tribunal Federal (STF) a convicção de sua impropriedade. Ganha força na Corte a tese de que governadores não podem ser convocados para CPIs do Congresso o que, na avaliação de uma maioria dos ministros, fere a separação entre os Poderes, assim como o pacto federativo.

Fux tem pressa

Essa mesma leitura da Constituição mantém Jair Bolsonaro longe dos bancos da CPI, apesar de requerimento pela convocação do presidente da República apresentado pelo vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues. Mesmo que haja maioria para esse entendimento, o presidente do STF, Luiz Fux, tem pressa e quer que uma ação que trata sobre o tema seja levada com brevidade ao plenário pela ministra Rosa Weber. A pressa de Fux tem razão de ser.

Tendência

O presidente do STF quer essa questão logo resolvida, porque o governador do Amazonas, Wilson Lima, ingressou com um habeas corpus preventivo na Corte. Fux quer evitar que o caso seja tratado por este viés específico e que os demais governadores convocados ingressem com recursos na Corte, com o risco de haver decisões monocráticas conflitantes, o que tumultuaria ainda mais o processo.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.