Reitor da UEA recebe ‘Troféu Mérito Empreendedor do Comércio’

Vencedores do Troféu Mérito Empreendedor do Comércio (Alan Gessler/TV Cenarium)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Zogahib, recebeu, na noite desta terça-feira, 25, o Troféu Mérito Empreendedor do Comércio – Categoria Inovação. O reconhecimento é resultado da parceria da instituição com a multinacional coreana Samsung, no projeto Ocean Brasil.

A premiação foi entregue pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM) durante o CNC Innovation Day, realizado no Teatro Manauara, na Avenida Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus.

Para André Zogahib, a parceria firmada há nove anos entre a universidade e a multinacional ajuda a formar profissionais de excelência para o mercado.

PUBLICIDADE
Ao centro, o reitor da UEA, André Zogahib e a equipe do Ocean Brasil (Alan Geissler/TV Cenarium)

“A demanda que a gente tem é muito maior do que a gente consegue oferecer de profissionais. Os nossos profissionais são extremamente bem formados, extremamente qualificados e desejados pelo mercado de trabalho. Esse é um projeto que merece todo o reconhecimento”, disse o reitor da UEA.

Tecnologia no dia a dia

Atualmente, o Ocean Brasil no Amazonas possui 16 trilhas de capacitação gratuitas e abertas ao público em geral. As aulas são realizadas no centro de capacitação instalado na Escola Superior de Tecnologia (EST) da UEA.

Coordenador do projeto há seis anos, o professor doutor Silvio Marques ressalta que os cursos disponíveis vão desde o nível básico ao avançado e estão relacionados a áreas comumente utilizadas no dia a dia.

“Muito se fala em inteligência artificial, internet das coisas, metaverso, entre outros. Então, as pessoas conseguem vir para o Ocean conhecer essas tecnologias, ter acesso a cursos introdutórios bem básicos, para quem não conhece nada, e depois temos cursos mais avançados, nos quais as pessoas até começam a trabalhar com programação“, explicou à REVISTA CENARIUM.

Ocean no Amazonas

Em Manaus, o Ocean é resultado da parceria estabelecida entre a UEA e a multinacional coreana Samsung, que decidiu implantar o Ocean no Brasil (na filial em São Paulo) e, em 2014, no território amazonense. Os laboratórios são os primeiros do tipo fora da Coreia do Sul, terra natal da empresa.

A Samsung investe parte do faturamento para pesquisas e desenvolvimento (P&D) em diversas iniciativas pelo mundo. O objetivo da instalação desses centros de treinamento fora da matriz da empresa é criar um ecossistema de profissionais que sejam capazes de usar as ferramentas da Samsung e propor soluções de conteúdos e serviços para os dispositivos da marca.

Projeto Ocean Brasil

Com agendas mensais de atividades e cursos nos formatos presencial e remoto, o Samsung Ocean é o programa de capacitação tecnológica da Samsung. As atividades do programa são totalmente gratuitas e oferecem certificado de participação aos alunos concluintes.

A agenda completa de atividades do Ocean, bem como inscrições, estão disponíveis no site oficial do projeto.

Leia mais: ‘Preciso dar voz ao meu povo’, diz doutoranda da UEA aprovada em bolsa de estudos na França
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.