Relatório científico expõe dez pontos chaves para salvar bioma Amazônico


24 de agosto de 2020
Relatório científico expõe dez pontos chaves para salvar bioma Amazônico
Encontro debaterá novas formas de atuação do Judiciário brasileiro na proteção da Amazônia Legal e populações tradicionais (Reprodução/ Internet)

Naférson Cruz – Revista Cenarium

MANAUS – O Relatório do Painel Científico para a Amazônia (Science Panel for the Amazon, ou SPA), que conta com a colaboração de 180 cientistas e especialistas em diversas áreas, expôs, recentemente, dez metas consideradas pontos chaves para preservar a Amazônia.

Prevista para o primeiro semestre de 2021, a iniciativa de pesquisa que vem sendo realizada, por meio de plataforma virtual, pretende colocar em prática o primeiro relatório científico realizado para toda a Bacia Amazônica e seus biomas. Os debates com ênfase nos pontos estratégicos tiveram início no final de julho deste ano.

Proteger os povos e as comunidades indígenas, parar e controlar a propagação de incêndios florestais e acabar com o desmatamento, bem como as mudanças no uso da terra, são alguns dos eixos temáticos inseridos entre as dez metas classificadas como relevantes para a elaboração do Relatório.

O Painel Científico, segundo o cientista e professor da Universidade de São Paulo, Paulo Artaxo, membro da equipe do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), solicitará que governos, empresas e sociedade civil, implementem as recomendações do relatório e ajam em conjunto pela conservação e desenvolvimento de uma Amazônia sustentável.

Estudo elaborado em Painel Científico tem por objetivo preservar o Bioma Amazônico

O cientista diz que o debate gira em torno apenas do atual estado da arte da ciência para a Amazônia, sem insinuações ou vínculo político. “Estamos desenvolvendo cientificamente uma análise parcial sobre as respectivas estratégias para a Amazônia, tudo baseado no levantamento de informações que está sendo feita pelos cientistas”, comentou Paulo Artaxo, referência mundial em mudanças climáticas.

Outros cientistas brasileiros e estrangeiros renomados participam do Painel Científico para a Amazônia, entre eles, estão: Jeffrey Sachs, Emma Torres, Carlos Nobre, Andrea Encalada, James Albert, Rebecca Abers, Lincoln Alves, Luiz Aragão, Eduardo Assad, Laura Borma, Juan Carrillo e Patrick Caron.

Entre os nomes importantes de diversas áreas estratégicas que participam do Comitê Estratégico, estão: Gastón Acurio, Luiz Davidovich, María Espinosa Garcés, Gustavo Dudamel, Enrique Forero, Angel Guevara, Marina Helou, Beka Munduruku, Rubens Ricupero, Clarence Seedorf, Sebastião Salgado, Christiane Torloni e José Gregorio Díaz Mirabal.

Dez pontos chaves do Painel Científico

  1. – Promover a gestão com base em evidências científicas;
  2. – Parar e controlar a propagação de incêndios florestais;
  3. – Acabar com o desmatamento e as mudanças no uso da terra;
  4. – Financiar agências fiscalizadoras;
  5. – Revisar o impacto ambiental dos projetos de infraestrutura;
  6. – Fortalecer códigos e padrões florestais;
  7. – Financiamento internacional em larga escala;
  8. – Proteger os povos e as comunidades indígenas;
  9. – Certificar cadeias de suprimentos;
  10. – Expandir o monitoramento científico.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.