Roberto Cidade reivindica realização de provas do Enem em Santo Antônio do Matupi, distrito de Manicoré

Por meio do requerimento N° 3709/2022, o parlamentar justifica que a localidade tem relevante número de jovens em idade para prestar vestibular (Divulgação)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (União), fez uma indicação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para que as próximas aplicações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contemplem o Distrito de Santo Antônio do Matupi, localizado no quilômetro 180 da BR-230 (Transamazônica), no município de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus em linha reta).

Por meio do requerimento N° 3709/2022, o parlamentar justifica que a localidade tem relevante número de jovens em idade para prestar vestibular e que eles precisam dispor de todos os meios existentes para que possam acessar o nível superior.

“Fizemos o encaminhamento ao presidente do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, e contamos com a sensibilidade dele para que os jovens de Santo Antônio do Matupi tenham as mesmas oportunidades para disputar o acesso à universidade”, afirmou.

PUBLICIDADE

De acordo com Cidade, hoje, os jovens precisam custear deslocamentos, alimentação e, muitas vezes, hospedagens para que consigam realizar o Enem em municípios próximos, o que acaba por impossibilitar que muitos alunos consigam fazer o exame.

“Essa dificuldade inviabiliza a tentativa de acesso ao ensino superior para muitos. Precisamos incluir Santo Antônio do Matupi entre os locais de aplicação do Enem e oportunizar que esses jovens possam ter maior qualificação profissional. Contamos com a sensibilidade da direção do Inep para que isso aconteça. De nosso lado, vamos permanecer vigilantes e reiterando essa solicitação”, reforçou.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas.

Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.