São Sebastião e Oxóssi: sincretismo brasileiro e mensagem de esperança

O santo católico São Sebastião é sincretizado com o orixá Oxóssi (Arte: Mateus Moura)
Daniel Amorim – Da Revista Cenarium

MANAUS – No Brasil, o dia 20 de janeiro marca a celebração do sincretismo em homenagem a São Sebastião, padroeiro dos enfermos na tradição Católica, e de Oxóssi, entidade guerreira associada ao conhecimento e às florestas.

O santo católico São Sebastião é sincretizado com o orixá Oxóssi (Arte: Mateus Moura)

O pai Otto de Oxum explica que o sincretismo entre o mártir católico e o orixá surgiu por conta de uma característica em comum.

Há uma fácil correlação, pois se trata de guerreiros, na tradição católica e na religião de matriz africana. Situação parecida ocorre na relação entre Ogum e São Jorge. Em algumas casas de santo, o Dia de São Sebastião é comemorado com o hasteamento de um mastro com frutas e verduras, elementos associados a Oxóssi e aos caboclos“, explica.

PUBLICIDADE
Oxóssi é uma entidade guerreira da Umbanda e do Candomblé associada ao conhecimento e às florestas (Reprodução)

De acordo com Otto, a recente transição, a nível nacional, para um governo aberto ao diálogo e às diferenças reveste a celebração deste ano de um significado específico.

Simboliza esperança por dias melhores, porque foi uma mudança que deve fortalecer aquilo que já conseguimos. Que possamos potencializar a fé. Oxóssi é o caçador da flecha que favorece. São Sebastião é guerreiro, defensor e protetor“.

Desobediência e fé

São Sebastião nasceu em Narbona, na França, no ano de 256 da Era Cristã. Tornou-se soldado do imperador Maximiamo ao mudar-se para Milão, na Itália, onde assumiu o cargo de comandante da Guarda Pretoriana. Professava o cristianismo em segredo e auxiliava os cristãos presos, além de doentes e necessitados.

Após denúncia de um soldado, o líder do império romano determinou que Sebastião renunciasse à fé. O soldado recusou. Maximiniano, então, condenou-o à morte para desestimular atos de desobediência. Sebastião foi despido, amarrado a um posto no estádio de Palatino. Em seguida, arqueiros dispararam flechas contra o corpo do prisioneiro. Ele foi deixado para sangrar até morrer.

São Sebastião é o padroeiro dos enfermos na tradição Católica (Reprodução)

Um grupo de cristãos resgatou o corpo do mártir, que ainda respirava. Uma mulher do grupo escondeu Sebastião em sua casa e cuidou dos ferimentos. Recuperado, ele empenhou-se na divulgação do Evangelho e pediu a Maximiniano que parasse de matar os cristãos. O imperador então determinou que o ex-soldado fosse açoitado até a morte e seu cadáver lançado numa fossa.

Em Manaus, uma celebração em homenagem ao santo foi realizada na noite de quinta-feira, 19, na Paróquia São Sebastião, localizada no Centro Histórico. Adeptos de cultos afro-brasileiros também participaram do evento.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.