Saúde mental e satisfação no trabalho: a importância de políticas corporativas

A pesquisa realizada pelo Infojobs, HR Tech que desenvolve soluções para RH, revelou que 86% das pessoas estão dispostas a mudar de emprego em busca de uma melhoria na saúde mental e maior satisfação no trabalho. Esses dados apontam para a necessidade de uma atenção maior para as políticas corporativas voltadas para a saúde mental.

O estudo, que abrangeu agosto e setembro deste ano, contou com a participação de 2.017 pessoas, entre homens e mulheres, no Brasil, com idades entre 17 e 60 anos. Dentre os participantes, 21,7% (438 pessoas) eram profissionais de RH ou gestão de pessoas.

Os resultados revelaram que 61% dos participantes não se sentem satisfeitos ou felizes no trabalho, e a maioria (76%) já conheceu alguém que precisou se afastar das atividades laborais por questões psicológicas.

PUBLICIDADE

Equilibrar a vida profissional e pessoal tem se tornado uma prioridade para muitos profissionais. No entanto, nem todas as empresas estão aderindo a uma cultura mais flexível, o que acaba impactando a saúde mental dos colaboradores.

Uma das propostas para melhorar essa situação é investir em ações relacionadas à saúde mental ao longo do ano. Infelizmente, muitos debates sobre o tema se concentram apenas no mês de setembro, quando as empresas colocam holofotes sobre questões como depressão e suicídio, sem dar continuidade nos demais meses.

É fundamental partir do princípio de que cada funcionário tem necessidades individuais. Nesse sentido, além de lideranças preparadas para entender e criar estratégias específicas, também é necessário compreender como ocorre o progresso. Avaliar as métricas se torna essencial para identificar os pontos a serem aprimorados e justificar o investimento no bem-estar dos funcionários.

Diante dos dados revelados pela pesquisa, torna-se evidente a importância de implementar políticas corporativas voltadas para a saúde mental dos colaboradores. Além de impactar diretamente a satisfação no trabalho, essas ações contribuem para um ambiente mais saudável e produtivo nas organizações. Portanto, cabe às empresas adotarem uma postura mais comprometida e constante no cuidado com a saúde mental de seus funcionários, visando não apenas o bem-estar individual, mas também o sucesso coletivo.

*Samiza Soares é formada em psicanálise e hipnoterapia clínica pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica (IBPC), Instituto Lucas Naves e Omni Hypnosis Training Center. Samiza tem mais de seis anos de experiência na área de psicanálise e terapia de desenvolvimento pessoal. Seu protocolo de atendimento é voltado para pessoas individuais, casais, adolescentes e executivos de alta performance, além de atendimento residencial, emergencial e on-line.
PUBLICIDADE
(*)Articulista Cenarium, Terapeuta e Palestrante formada em psicanálise e hipnoterapia clínica verbal e não verbal.

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.