Secretário de Inteligência foi preso em operação contra roubo de ouro no AM


09 de julho de 2021
Secretário de Inteligência foi preso em operação contra roubo de ouro no AM
Ao todo estão sendo investigados o roubo de 600 kg de ouro (Reprodução/Henrique Silveira)

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira, 9, a operação “Garimpo Urbano”, que cumpriu quatro mandados de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão. A operação investiga um suposto investimento de agentes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) com um envolvimento em roubo de 600 kg de ouro.

Em nota divulgada pela PF, a operação tem como objetivo coibir a ação de agentes públicos ligados ao órgão de cúpula da Segurança Pública do Estado do Amazonas, supostamente envolvidos na subtração de expressiva quantidade de ouro, após o monitoramento e abordagem de transportadores, mediante uso de estrutura e pessoal da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai).

Secretário-adjunto de Inteligência do Amazonas, Samir Garzedim Freire (Reprodução/Internet)

Prisão

Durante a operação coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o secretário-adjunto de Inteligência do Amazonas, Samir Garzedim Freire, foi preso, em Manaus, por envolvimento juntamente com os agentes da SSP-AM em roubo de ouro.

Além de Samir, outros três policiais civis também foram presos, na operação conjunta entre o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e PF. Outros mandados de busca e apreensão estão ocorrendo também no Pará. A PF informou que os dados que estão sendo obtidos serão oportunamente compartilhados entre os órgãos envolvidos para que seja feita a atuação em atribuições.

Nota

Em nota, o Governo do Amazonas informou que os agentes públicos estaduais alvos da operação deflagrada pelo Gaeco, na manhã desta sexta-feira, 9, serão afastados dos cargos que ocupam e exonerados das funções.

“O governo do Estado ressalta que condutas ilícitas de qualquer servidor público estadual não são toleradas e que vai colaborar com as investigações, prestando todas as informações necessárias aos órgãos de fiscalização e à Justiça”, afirmou em nota.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.