Setor de turismo vê risco de mais demissões com fim de ajuda federal


11 de janeiro de 2021
Setor de turismo vê risco de mais demissões com fim de ajuda federal
Fernando de Noronha é um dos destinos mais visitados por turistas do Brasil (Divulgação)

Com informações do O Globo

MANAUS – A demanda por turismo apresentou recuperação nos últimos meses, mas as empresas do setor ainda operam com prejuízo. Redes hoteleiras e operadoras de turismo, que em 2020 demitiram mais de 20% de seus quadros, preveem novas demissões em massa, caso o governo não reveja o encerramento das medidas para conter o impacto da pandemia de Covid-19.

Oito entidades vão tentar pressionar o governo federal para definir medidas de alívio para o turismo, como aumento do prazo para reembolso de viagens canceladas e extensão das regras para redução de jornada e salários e suspensão temporária de contratos de trabalho.

Participam desse esforço a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih); Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra); Brazilian Luxury Travel Association (BLTA); Fohb; Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA); Resorts Brasil; Unedestinos e Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat).

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que a pandemia causou ao setor de turismo prejuízo de R$ 245,5 bilhões até novembro de 2020, com queda de 39,1% no faturamento real. O setor, que emprega 2,9 milhões de pessoas, eliminou 569,4 mil vagas até outubro. Isso equivale a uma redução de 12,9% da força de trabalho. Hotéis, pousadas e similares cortaram 72,1 mil postos de trabalho (21% do total) e agências de viagens demitiram 19,1 mil, ou 28% do total.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.