Startup amazonense visa modernizar setor hidroviário otimizando logística de passageiros e cargas na região

Barcos atracados no Porto da Manaus Moderna (AM). (Ricardo Oliveira Revista Cenarium)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Amazonas, Estado de medidas continentais, tem como principal “estrada” os rios, por onde pessoas e produtos são transportados em barcos. Por outro lado, o setor hidroviário é um dos grandes desafios da região.

Pensando na otimização da logística de passageiros e cargas, a startup amazonense ‘Navegam’ investe em um sistema de venda de passagens eletrônicas. A plataforma permite a comercialização de bilhetes via e-commerce, por meio de vendedores e também agências cadastradas.

Barcos atracados no Porto da Manaus Moderna, no Amazonas (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Só no ano de 2021, mais de 924 mil pessoas utilizaram os transportes intermunicipais no Amazonas, dentre eles, 601.067 optaram por viajar por meio das embarcações, segundo balanço da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam).

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Com aporte de R$ 1,5 milhão de um fundo de investimentos, a “Navegam” busca expandir a operação da empresa para outros municípios da região. Segundo o diretor de marketing da startup, Hélio Souza, o objetivo é digitalizar o transporte fluvial.

Assim, as viagens de barco podem ser mais eficientes, uma vez que o sistema permite que as embarcações possam ser melhores aproveitadas, ao levar e trazer de pessoas e cargas, e até mesmo otimizando a capacidade de uso e reduzindo desperdícios de tempo, espaço e combustível”, diz.

Souza ainda destaca que os investimentos recebidos devem contribuir para alavancar os resultados que geram impacto social, uma vez que as iniciativas são aprimoradas e aumentam a eficiência no atendimento da população local. “Afinal, quando viajamos pela região, vemos a necessidade de um trabalho como este, que permita ganhos para a sociedade amazônica e para todos que utilizam este modal logístico“, pontua o diretor de marketing.

Modernização de operação de vendas de passagens hidroviárias ajuda na logística da região amazônica (Divulgação)

Para Murilo Monteiro, diretor-executivo da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), a “Navegam” colabora para oferecer mais comodidade aos usuários do transporte fluvial no Estado. “Esse é o tipo de impacto que buscamos entregar para a sociedade, que permitam que inovações possam facilitar o dia a dia”.

Além de otimizar produtos e serviços, a plataforma ainda ajuda na ampliação de qualidade de vida e oferta de empregos, agregados à inovação. “O sistema criado aqui, na Amazônia, pode ser utilizado em qualquer parte do País e do mundo, demonstrando o forte potencial do que é gerado por empresas do Polo Digital de Manaus”.

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