STF intima Ministério da Defesa para adotar medidas de proteção à lideranças Munduruku
01 de junho de 2021

Com informações da APIB
BRASÍLIA – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, intimou nesta terça-feira, 1º, o Ministério da Defesa (MD) para providenciar a segurança das lideranças do povo Munduruku ameaças de morte por garimpeiros ilegais que atuam na Terra Indígena Munduruku, no município de Jacareacanga, Pará.
Ministro do STF também pede que o superintendente da Polícia Federal e Ministério Público Federal apresentem o panorama sobre a situação e medidas que estão sendo tomadas. De acordo com o advogado indígena Terena e defensor dos direitos humanos dos povos indígenas, Eloy Terena, a ordem judicial determina que sejam mantidos efetivos armados na região.
“As ameaças não cessaram nas últimas 24 horas. A todo momento há notícias de que os garimpeiros invadirão novas aldeias em busca de vingança contra lideranças indígenas. Com a retirada da Polícia Federal, tais grupos se sentem empoderados e vencedores, pois, segundo entendem, ‘expulsaram a PF da região’. A operação precisa ser retomada com urgência, a legalidade reestabelecida e a vida das lideranças assegurada”, enfatiza Terena.