Tempestade de poeira no Iraque deixa céu laranja e quase 100 hospitalizados

Tempestade de poeira deixou o céu laranja no Iraque Foto: AHMAD AL-RUBAYE / AFP
Com informações do Infoglobo

BAGDÁ — O Iraque foi atingido por uma tempestade de poeira que deixou o céu laranja e causou diversos transtornos para a  população nesse domingo, 1º. Conforme as autoridades locais, quase 100 pessoas foram hospitalizadas com problemas respiratórios no Centro e Oeste do país e voos foram cancelados por conta da baixa visibilidade nas cidades de Bagdá e Najaf.

Leia também: Arqueólogos encontram prensas de vinho de mais de 2.700 anos no Iraque

Tempestade de poeira no Iraque foi causada por tempo seco e falta de chuvas Foto: ALI NAJAFI / AFP
Tempestade de poeira no Iraque foi causada por tempo seco e falta de chuvas (Foto: ALI NAJAFI / AFP)

Conforme a AFP, hospitais em Najaf atenderam 63 pessoas com problemas respiratórios. A maioria foi liberada logo após a consulta médica. Outras 30 hospitalizações foram relatadas na província de Anbar, onde boa parte do território é desértico, no Oeste do país.

PUBLICIDADE

Segundo o escritório meteorológico do Iraque, o fenômeno climático deve se tornar cada vez mais frequente “devido à seca, desertificação e queda no volume de chuvas”. Especialistas alertam que esses fatores poderiam causar um desastre social e econômico na região que já marcada pela guerra e vulnerável às mudanças climáticas. Baixas precipitações e altas temperaturas recordes foram registradas nos últimos anos.

No início de abril, Issa al-Fayad, oficial do Ministério do Meio Ambiente, havia alertado que o Iraque poderia enfrentar “272 dias de poeira” por ano nas próximas décadas, segundo a agência de notícias estatal INA. O ministério disse que o fenômeno climático pode ser combatido “aumentando o número de áreas com vegetação e criando florestas que atuam como quebra-ventos”.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.