Tenente da PM de Roraima é preso em flagrante por maus-tratos a animais


23 de agosto de 2024
Tenente da PM de Roraima é preso em flagrante por maus-tratos a animais
Tenente da PM foi preso em flagrante (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)
Joselinda Lotas – Da Cenarium

BOA VISTA (RR) – A Polícia Civil de Roraima (PC/RR) prendeu em flagrante o tenente da Polícia Militar do Estado (PM/RR) Hildegardo Freitas da Silva, de 49 anos, em Boa Vista. O militar foi preso após denúncias de maus-tratos a cachorros em sua residência, localizada no bairro Caranã, Zona Oeste da capital roraimense.

De acordo com o relatório da ocorrência ao qual a CENARIUM teve acesso, no momento da chegada das equipes policiais o tenente estava dentro da sua residência acompanhado de três homens, identificados como advogados do infrator. O documento aponta que o militar portava uma arma de fogo no momento da ocorrência e que os agentes empregados na operação chegaram a tentar negociar a saída pacífica.

Além do militar, um dos homens que se identificou como advogado também foi preso em flagrante na delegacia depois que desacatou servidores públicos que atuavam na operação policial. Antes de ser preso, ainda na casa do PM, o homem que não quis se identificar “saiu com a arma de fogo em punho, atentando contra a segurança dos presentes”, segundo consta em relatório.

Cachorros encontrados na residência do militar (Reprodução)

O caso ocorreu após o registro de um Boletim de Ocorrência (BO) nessa quinta-feira, 22, por uma vizinha que ouvia os latidos dos cães vítimas de maus-tratos, na residência de Hildegardo. Os vizinhos chegaram a gravar áudios dos animais sendo agredidos. Conforme os moradores, os choros e gritos dos cães são frequentemente ouvidos da casa do tenente.

Ao comprovar a denúncia, a delegada da PC/RR, Maryssa Batista, pediu reforço do Grupo de Resposta Tática (GRT) e acionou a PM, uma vez que o investigado é integrante da corporação. Os animais estavam presos em um lugar fechado e sujo. Uma mulher que estava no local durante a ocorrência afirmou que convivem com o tenente, ao todo, cerca de 30 cães. Os animais seguem na casa do militar.

Nesta sexta-feira, 23, a delegada esteve no local da ocorrência acompanhada de peritos do Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida, onde foi realizada uma perícia. No local foi verificado também, por meio de um veterinário, as condições dos animais que ficaram sob a tutela de um depositário fiel.

Em nota, a Corregedoria-Geral da Polícia Militar informou que está acompanhando o caso e tomará todas as providências para que o fato seja esclarecido e que todas as ações legais necessárias sejam tomadas em conjunto com a Polícia Civil.

“A corporação repudia veementemente qualquer ato criminoso, bem como qualquer comportamento que viole os princípios da ordem, disciplina e moral que regem a profissão de policial militar”, diz trecho da nota.

Leia mais: PM’s envolvidos em sequestro de jornalista são presos em Roraima
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.