Terremoto de magnitude 7.3 atinge Fukushima e Miyagi, no Japão, e aciona alerta de tsunami

Mapa mostra epicentro de tremor, próximo a costa de Fukushima (Imagem: Reprodução/Serviço Geológico dos EUA)

Com informações Infoglobo

TÓQUIO — Um terremoto de 7.3 graus de magnitude foi registrado no Norte do Japão nesta quarta-feira, 16, por volta de 23h36, no horário local. O tremor foi sentido principalmente nas cidades de Fukushima e Miyagi. Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o abalo ocorreu a uma profundidade de 60 quilômetros. As autoridades solicitaram que moradores fiquem longe do oceano ou da foz de rios na região.

Ainda não há relatos de vítimas ou danos. O primeiro-ministro Fumio Kishida disse a jornsliatas que o governo está avaliando a extensão dos danos e prometeu fazer o máximo por operações de resgate e socorro. Fukushima foi devastada por um terremoto e tsunami após um tremor de 9 graus de magnitude em 2011, o que também causou um desastre nuclear.

PUBLICIDADE

Conforme a AP, a Tokyo Electric Power Company Holdings, que opera a usina nuclear, afirmou que está verificando possíveis danos. A emissora etatatal de TV NHK disse que grandes ondas já podem ter atingido algumas áreas do país.

A Força Aérea de Autodefesa do Japão despachou caças da base de Hyakuri, na província de Ibaraki, ao sul de Fukushima, para coleta de informações e avaliação de danos. Já a companhia ferroviária East Japan Railway informou que a maioria de seus serviços de trem foi suspensa para verificações de segurança.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.