Tribunal Superior Eleitoral adia julgamento que vai definir a posse do Cacique Marcos Xukuru


18 de dezembro de 2020
Tribunal Superior Eleitoral adia julgamento que vai definir a posse do Cacique Marcos Xukuru
Agora o processo segue sem data definida, mas com previsão de ser julgado pelos ministros da corte, em fevereiro de 2021. (Tiago Miotto/Cimi)

Com informações da Apib

MANAUS – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retirou de pauta nesta sexta-feira, 18, o julgamento que vai definir a posse do Cacique Marcos Xukuru, eleito prefeito do município de Pesqueira, em Pernambuco, com mais de 51% dos votos. Agora o processo segue sem data definida, mas com previsão de ser julgado pelos ministros da corte, em fevereiro de 2021.

Marcos é o primeiro Cacique que ganhou uma disputa eleitoral para prefeitura no Nordeste, região onde a invasão e colonização portuguesa iniciaram no Brasil. Ele é alvo de uma ação do Ministério Público Eleitoral (MPE) que foi movida, inicialmente, pela atual prefeita da cidade, derrotada nas urnas pelo cacique, no dia 15 de novembro.

Saiba mais: Associação intervém no Conselho de Direitos Humanos para diplomação do cacique Xukuru

O MPE pede a anulação da candidatura do cacique baseado em um outro processo do qual Marcos é acusado de ter cometido o crime de incêndio, quando foi vítima de uma emboscada, em 2003, e conseguiu sobreviver, mas outros dois indígenas que estavam com o Cacique Marcos foram assassinados.

Segundo Apib, a vitória nas urnas de Marcos Xukuru, faz parte do avanço civilizatório protagonizado pelos povos indígenas na eleição de 2020. “Os povos indígenas do Brasil se erguem novamente para garantir seus direitos e reivindicam que o resultado das urnas seja cumprido”, afima a entidade indigenista.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.